Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1280
Título: | Rumo ao topo: a utilização de jogos como recurso didático de ensino de matemática e de física |
metadata.dc.creator: | SOUSA, Gabriel Rocha |
Palavras-chave: | Conhecimento físico;Conhecimento matemático;Ensino e aprendizagem;Jogos |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citação: | SOUSA, Gabriel Rocha. Rumo ao topo: a utilização de jogos como recurso didático de ensino de matemática e de física. Orientador: Hamilton Cunha de Carvalho. 2020. 48 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação- ICED, Curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1280 |
Abstract: | The teaching of Mathematics and Physics are always seen as “Bicho Papão” by students. However, we can change this misconception about these areas of knowledge. Teaching through games is one of the areas that has grown the most in recent years, so the present work presents the game “Rumo ao Topo” as an object that facilitates learning. In addition to presenting the game and verifying its educational value, we seek with this monograph to approach the concept used for games as well as to contemplate an examination of the National Curriculum Parameters (PCN) and the Common Curricular National Base on the theme of this project. The game “Rumo ao Topo” was applied in a school in the municipality of Santarém in Western Pará. Through this monograph we present some reports on the use of “Rumo ao Topo” in addition to the difficulties presented during the construction of the activity and how they were overcome . |
Resumo: | O ensino de Matemática e de Física sempre são vistas como o “Bicho Papão” pelos alunos. Entretanto podemos mudar essa visão equivocada sobre essas áreas do conhecimentos. O ensino através de jogos é umas das áreas que mais crescem nos últimos anos, dessa forma, o presente trabalho apresenta o jogo “Rumo ao Topo” como objeto facilitador de aprendizagem. Além de apresentar o jogo e verificar seu valor educacional, buscamos com essa monografia abordar o conceito utilizado para jogos assim como comtemplar um exame dos Parâmetros Nacionais Curriculares(PCN) e da Base Nacional Comum Curricular sobre o tema desde projeto. O jogo “Rumo ao Topo” foi aplicado em uma escola no município de Santarém no Oeste do Pará. Através dessa monografia apresentamos alguns relatos sobre a utilização do “Rumo ao Topo” além das dificuldades apresentadas ao longo da construção da atividade e como foram vencidas. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1280 |
Aparece nas coleções: | ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_RumoAoTopoAUtilização.pdf | 632,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.