Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1283
Título: A percepção docente sobre o ensino de matemática no contexto da educação escolar indígena: um estudo no Município de Belterra-Pa
metadata.dc.creator: SANTOS, Maria Marliene Costa dos
SILVA, Rui da Cunha Barbosa da
Palavras-chave: Cultura indígena;Etnomatemática;Ensino Fundamental
Data do documento: Jan-2018
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SANTOS, Maria Marliene Costa dos; SILVA, Rui da Cunha Barbosa da. A percepção docente sobre o ensino de matemática no contexto da educação escolar indígena: um estudo no Município de Belterra-Pa. Orientador: s/n. 2018. 22 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação- ICED, Curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1283
Abstract: This research brings to the educational scene a discussion about the teaching conception about teaching mathematics in the context of Indigenous School Education, through a study developed in the municipality of Belterra - Pa. The research theme proposed for this work is based on the need to understand more broadly how ethnomathematics can be worked in the context of the daily life of a given village, based on the social practice of indigenous culture. The methodological procedures used to carry out this work were the bibliographical research and elements of ethnographic research, used to organize data and to describe descriptively the material culture of a given people, in this case, the indigenous peoples of Marituba village, besides the participant research that allows that the researchers interact with the members of the situations investigated. The study was carried out in the living context of villagers community community, where they participated in activities related to some social practices of the community and their interrelations with the school context. The operative referrals used were the everyday instruments of the village, besides activities with human resources, students, parents, community in general. The research results showed that teaching through ethnomathematics is a real challenge for the teacher, but it is necessary to innovate the methodological process in the teaching of mathematics, taking into account the reality of the student in the social context, valuing his learning in the community in which is inserted and leading to formal education.
Resumo: Esta pesquisa traz para o cenário educacional uma discussão a respeito da concepção docente sobre o ensino de matemática no contexto da Educação Escolar Indígena através de um estudo desenvolvido no município de Belterra Estado do Pará. A temática de pesquisa proposta para a realização deste trabalho parte da necessidade de entender de forma mais ampla sobre como a etnomatemática pode ser trabalhada no contexto da vida cotidiana de uma determinada aldeia, baseando-se na prática social da cultura indígena. Os procedimentos metodológicos utilizados para a realização deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica e elementos da pesquisa etnográfica, utilizada para organizar dados e registrar descritivamente a cultura material de um determinado povo, neste caso, os povos indígenas da aldeia Marituba, além da pesquisa participante que permite que os pesquisadores interajam com os membros das situações investigadas. O estudo foi realizado no contexto de vida dos moradoresda aldeia, onde participou-se das atividades relacionadas a algumas práticas sociais da comunidade e suas inter-relações com o contexto escolar. Os encaminhamentos operacionais utilizados foram os instrumentos do cotidiano da aldeia, além de atividades com recursos humanos, alunos, pais, comunidade em geral. Os resultados da pesquisa mostraram que ensinar através da etnomatemática é um verdadeiro desafio para o professor, e que é preciso para inovar o processo metodológico no ensino da matemática, levando em consideração a realidade do aluno do contexto social, valorizando o seu aprendizado na comunidade em que está inserido e levando para a educação formal.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1283
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_APercepçãoDocenteSobre.pdf308,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.