Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1285
Título: As adequações/inadequações na formação profissional dos alunos do parfor do curso de licenciatura integrada em matemática e física no Município de Óbidos
metadata.dc.creator: MARINHO, Janice Correa
LIMA, José Ribamar Alves de
Palavras-chave: PARFOR;UFOPA;Matemática e Física
Data do documento: 24-Fev-2012
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: MARINHO, Janice Correa; LIMA, José Ribamar Alves de. As adequações/inadequações na formação profissional dos alunos do parfor do curso de licenciatura integrada em matemática e física no Município de Óbidos. Orientador: Terezinha de Jesus Dias Pacheco. 2012. 45 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação- ICED, Curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Santarém, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1285
Abstract: The aim of this work was to examine whether students PARFOR of Óbidos UFOPA they are doing Integrated Degree in Mathematics and Physics are being formed for the area of their professional activities. This work is necessary because even doing a degree course there are teachers who do not work with math and it seemed to us an inadequate situation for the training of these teachers. For this, we rely on theoretical as Romanovschi, Cury, Eraut, Fullam, Garcia, Huberman and others. To collect data did field research as a tool using the semi-structured questionnaire with teachers studying Integrated Degree Course in UFOPA. In addition to having attended the meetings of the State Forum to Support Teacher Training for Basic Education of the State of Pará to better understand all this systematic program. What we conclude is that the teacher training through PARFOR track a path to the exercise of good teaching, but still need to overcome some obstacles themselves who choose the profession of being a teacher.
Resumo: O objetivo desse trabalho foi averiguar se os alunos do PARFOR de Óbidos da UFOPA que estão fazendo a Licenciatura Integrada em Matemática e Física estão sendo formados para a área de sua atuação profissional. Esse trabalho se faz necessário porque mesmo fazendo um curso superior há professores que, não trabalham com a Matemática e isso nos pareceu uma situação inadequada para a formação desses professores. Para isso, nos apoiamos em teóricos como: Romanovschi, Cury, Eraut, Fullam, Garcia, Huberman entre outros. Para levantar dados fizemos uma pesquisa de campo utilizando como instrumento o questionário semiestruturado com os professores que estudam o Curso de Licenciatura Integrada na UFOPA. Além de termos assistidos a reuniões do Fórum Estadual de Apoio a Formação Docente da Educação Básica do Estado do Pará para melhor entender toda sistemática desse programa. O que concluímos é que a formação de professores através do PARFOR trilha um caminho para o exercício de um bom magistério, porém ainda será necessário ultrapassar alguns entraves próprios de quem escolhe a profissão de ser professor.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1285
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AsAdequaçõesInadequaçõesNaFormaçãoProfissional.pdf6,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.