Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1286
Título: As dificuldades na aprendizagem da física no primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Pretextato da Costa Alvarenga
metadata.dc.creator: SANTOS, Brazilina Souza dos
MOURA, Dorival de Araújo
Palavras-chave: Ensino da Física;Aprendizagem;Ensino Médio
Data do documento: 19-Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SANTOS, Brazilina Souza dos; MOURA,Dorival de Araújo. As dificuldades na aprendizagem da física no primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Pretextato da Costa Alvarenga. Orientador: João Roberto Feitosa. 2017. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1286
Abstract: The objective of this study was to detect the difficulties of the students of the first year of high school regarding the learning of the contents of physics given by the State High School Pretextato of Costa Alvarenga in the municipality of Prainha - PA, to identify the difficulties of the students, did the use of questionnaires with closed questions was necessary so that the students, teachers and technicians could expose the obstacles found in this school stage. The teaching of physics in the first year of high school has been a serious problem in the State High School Pretextato of Costa Alvarenga, so the need for this research so that together with teachers and technical staff find possible solutions, to mitigate this problem, through teacher training and research conditions for students. In this context a survey was made to identify if these difficulties are related to solving formulas, or if the student did not study the content in elementary education. The objectives of this research, therefore, are to investigate the reason why students have difficulty learning physics in the first year of high school. The aim is to stimulate students through resources to research the contents of Physics in the day-to-day applications and also to clarify to students the importance that exists in learning physics not only in school but also in everyday life. The survey was conducted through questionnaires and the results of the research presented through graphs and tables.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo detectar as dificuldades dos alunos do primeiro ano do ensino médio referente à aprendizagem dos conteúdos de física ministrados pelo Colégio Estadual de Ensino Médio Pretextato da Costa Alvarenga no município de Prainha - PA, para identificar as dificuldades dos alunos, fez-se necessário o uso de questionários com questões fechadas, para que os alunos, professores e técnicos pudessem expor os obstáculos encontrados nesta etapa escolar. O ensino de física no primeiro ano do ensino médio tem sido um sério problema no Colégio Estadual de Ensino Médio Pretextato da Costa Alvarenga, por isso a necessidade desta pesquisa para que juntamente com professores e corpo técnico encontre possíveis soluções, para amenizar esse problema, através de capacitação para os professores e condições de pesquisas para os alunos. Nesse contexto foi feito um levantamento para identificar se essas dificuldades estão relacionadas à resolução de fórmulas, ou se o aluno não estudou o conteúdo no ensino fundamental. Os objetivos dessa pesquisa, portanto, é Investigar o motivo que leva os alunos a terem dificuldade em aprender física no primeiro ano do Ensino Médio. Pretende-se com isso estimular os alunos através de recursos a pesquisar os conteúdos de Física nas aplicabilidades do dia a dia e também esclarecer aos alunos a importância que existe no aprendizado de física não só na escola como também no cotidiano. O levantamento da pesquisa foi realizado por meio de questionários e o resultado da pesquisa apresentado por meio de gráficos e quadros.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1286
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AsDificuldadesNaAprendizagemDaFísica.pdf910,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.