Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1288
Título: Análise dos aspectos da abordagem CTSA no contexto de um clube de educação ambiental e tecnologias digitais
metadata.dc.creator: VALE, Junivon da Silva
Palavras-chave: Abordagem CTSA;Clube de Educação Ambiental e Tecnologias Digitais;Educação Ambiental;Problemáticas Socioambientais
Data do documento: 21-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: VALE, Junivon da Silva. Análise dos aspectos da abordagem CTSA no contexto de um clube de educação ambiental e tecnologias digitais. Orientadora: Claudia Silva de Castro. 2022. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1288
Abstract: The present aims to analyze how the implementation process and the practices developed in an Environmental Education and Digital Technologies Club contemplate aspects of the STSE approach. The research starts from the author's experience with the STSE approach during graduation, as well as the interest in studying aspects related to the environment, which was made possible by the experiences in the implementation of a Science Club. The implementation of the Club took place in a school in the rural area of the santareno plateau, in the west of Pará. As a data collection instrument, a logbook produced in the monitoring of the Club's activities was used, a Focus Group with members of the Club's coordination team, collaborators and scholarship holders of the FORMAZON Research Group belonging to the Federal University of Oeste do Pará. Data analysis was based on Yin's proposal (2016) composed of the steps: a) compile, b) decompose, c) recompose (and arrange), d) interpret, e) conclude. The results show the importance of the Club for the school and region in order to promote the strengthening of environmental education practices and scientific training. The strong articulation of the Club's implementation process and activities with the STSE approach was observed. The experiences were significant to promote improvements in the scientific training of students. In this sense, the Club has the potential to expand teaching activities by producing knowledge in connection with the school community (local and regional context), favoring scientific research integrated with the sociocultural values of the community and the goals of the school, that is, promoting environmental education and scientific, related to the aspects that make up the STSE approach.
Resumo: O presente tem como objetivo analisar como o processo de implementação e as práticas desenvolvidas em um Clube de Educação Ambiental e Tecnologias Digitais contemplam os aspectos da abordagem CTSA. A pesquisa se inicia a partir da vivência do autor com a abordagem CTSA durante a graduação bem como o interesse de estudar aspectos relacionados ao meio ambiente, o que foi possível pelas experiências na implementação de um Clube de Ciências. A implementação do Clube se deu em uma escola da área rural do planalto santareno, no Oeste do Pará. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados diário de bordo produzido no acompanhamento das atividades do Clube, um Grupo Focal com os membros da equipe de coordenação do Clube, colaboradores e bolsistas do Grupo de Pesquisa FORMAZON pertencente a Universidade Federal do Oeste do Pará. A análise dos dados teve como base a proposta de Yin (2016) composta pelas etapas: a) compilar, b) decompor, c) recompor (e arranjar), d) interpretar, e) concluir. Os resultados evidenciam a importância do Clube para a escola e região com fins de promover o fortalecimento das práticas de educação ambiental e formação cientifica. Foi constatado a forte articulação do processo de implementação e atividades do Clube com a abordagem CTSA. As experiências foram significativas para promover melhorias na formação científica dos estudantes. Nesse sentido o Clube possui potencialidades de ampliar as atividades de ensino produzindo conhecimentos em conexão com a comunidade escolar (contexto local e regional), favorecendo a investigação científica integrada à valores socioculturais da comunidade e aos objetivos da escola, isto é, promover a educação ambiental e científica, relacionadas com os aspectos que compõem abordagem CTSA.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1288
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AnaliseAspectosAbordagem.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.