Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1289
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MOTA, Leonel-
dc.date.accessioned2024-01-25T20:28:31Z-
dc.date.available2024-01-25T20:28:31Z-
dc.date.issued2022-02-14-
dc.identifier.citationNUNES, Valdilena Maria de Ataíde. Avaliação em Língua Portuguesa: uma análise em Ensino Fundamental II em Santarém-PA. Orientador: Leonel Mota. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Letras) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1289pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1289-
dc.description.abstractThis work presents some considerations on school learning evaluation starting by listing some authors and their definitions on the theme and discuss Portuguese language teacher’s goal in the perspective of evaluation. Then describes the periods and characteristics of traditional evaluation in language, focus on the bases of traditional paradigms. It also discuss the construction of qualitative/formative paradigms evidencing the paradigm in construction: its limitations and construction, overall makes considerations on official documents about teaching considering many levels of these instruments are still in the world of the traditional approach or if they presents advances considering that the recent paradigm is different of the classic form of evaluating and if Portuguese teachers of researched schools follow tem orientations of official documents as BNCC.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 PDFpt_BR
dc.subjectLínguapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectParadigmaspt_BR
dc.subjectInstrumentos.pt_BR
dc.subjectAnálisept_BR
dc.titleAvaliação em Língua Portuguesa: uma análise em Ensino Fundamental II em Santarém-PApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5195075150698478pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva verificar como o processo de avaliação está ocorrendo nas escolas públicas de Santarém. Apresenta algumas considerações sobre avaliação da aprendizagem escolar. Dentre as considerações, algumas definições sobre o tema. Em seguida, discute-se o papel do professor de língua portuguesa na perspectiva da avaliação. Descreve-se os períodos e as características da avaliação tradicional em língua, focando nas bases do paradigma tradicional. Também se aborda a construção do paradigma qualitativo/formativo evidenciando as discussões de tal perspectiva como um processo pedagógico em construção: seus avanços e limitações, além disso, fazem-se considerações sobre documentos oficiais sobre ensino considerando vários níveis da federação: federal, estadual e municipal por fim, faz-se análise de algumas avaliações escolares com o objetivo de verificar se esses instrumentos ainda estão sobre a ótica da abordagem tradicional ou se já apresentam avanços considerando que o recente paradigma se difere da forma clássica de avaliar e se os professores de língua das escolas pesquisadas seguem as orientações de documentos oficiais como a BNCC.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programOtherspt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTEpt_BR
dc.creatorNUNES, Valdilena Maria de Ataíde-
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura em Letras — Português e Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AvaliaçaoLinguaPortuguesa.pdf757,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.