Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1292
Título: Ciência/física na educação infantil: uma proposta para ensinar dia e noite e estações do ano
metadata.dc.creator: MOTA, Joelda Ronisia da Silva
SANTOS, Lidiane Ferreira dos
Palavras-chave: Ensino de Física;Educação infantil;Ensino de Astronomia;Material didático
Data do documento: 19-Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: MOTA, Joelda Ronisia da Silva; SANTOS, Lidiane Ferreira dos. Ciência/física na educação infantil: uma proposta para ensinar dia e noite e estações do ano. Orientadora: Nilzilene Gomes de Figueiredo. 2017. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1292
Abstract: The present work describes the application of activities that addressed the themes Day and Night and Seasons of the year in a class of child education and, from the difficulties encountered. Propose a didactic support material to the teacher to approach the themes with the children. It has as theoretical reference the socio-historical theory of Vygotsky for the development of the child and authors that deal with the teaching of Science and Astronomy for children. The methodology is qualitative and the description of the activities is done based on the data collected in the activities developed with the children. This is a work that can contribute to teachers who need to explore these issues of Science/ Physics with children and difficulty accessing materials that guide them as to the basic concepts involved in the phenomena and suggestions of methodological proposals to organize activities, in the perspective of early child education.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo descrever a aplicação de atividades que abordaram os temas Dia e noite e Estações do ano em uma turma de educação infantil e, a partir das dificuldades encontradas, propor um material de apoio didático ao professor para abordagem dos temas com as crianças. Tem-se como referencial teórico a teoria sócio-histórica de Vigotsky para o desenvolvimento da criança e autores que tratam sobre o ensino de Ciências e Astronomia para crianças. A metodologia é qualitativa e a descrição das atividades é feita com base nos dados coletados nas atividades desenvolvidas com as crianças. Esse é um trabalho que pode contribuir com os professores que precisam explorar esses temas de Ciências/Física com as crianças e têm dificuldade de acesso a materiais que os orientem quanto aos conceitos básicos envolvidos nos fenômenos e de sugestões de propostas metodológicas para organizar as atividades, na perspectiva da educação infantil.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1292
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CiênciaFísicaNaEducaçãoInfantil.pdf782,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.