Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1293
Título : Avaliação da aprendizagem como ato reflexivo no ensino da matemática nas turmas de 9º ano da Escola Municipal Paulo Rodrigues dos Santos
metadata.dc.creator: SANTOS, Patrícia Guimarães dos
BATISTA, Wilk Raimundo da Silva
Palabras clave : Avaliação;Matemática;Ensino;Aprendizagem;Conteúdos
Fecha de publicación : 2017
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : SANTOS, Patrícia Guimarães dos; BATISTA, Wilk Raimundo da Silva. Avaliação da aprendizagem como ato reflexivo no ensino da matemática nas turmas de 9º ano da Escola Municipal Paulo Rodrigues dos Santos. Orientador: João Feitosa. 2017. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1293
Resumen : The main objective of this research was to understand how the evaluation of learning is carried out through the contents of mathematics worked in the 9th grade classes, their difficulties and their causes after the process in the context of the Paulo Rodrigues dos Santos Municipal School in the municipality of Santarém, in the west of Pará. The methodology was based on the quantitative-qualitative approach, starting from the bibliographic studies as a means of being able to understand the relation of the systematization theory of evaluation in the teaching and learning process and the field research, through observations and the application of a questionnaire, which can make a more proximal relationship between the theory and practice of school everyday in the 9th grade classes. Therefore, the evaluation in the teaching of mathematics when exercised with seriousness, seeks to conduct teaching and learning parallel to the competences and content skills. However, it is concluded that the mathematics teachers of the classes surveyed have demonstrated interest, responsibility, flexibility in teaching and its evaluation process.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa teve como objetivo geral compreender como se dá a avaliação da aprendizagem mediante os conteúdos de matemática trabalhados nas turmas de 9º ano do ensino fundamental, suas dificuldades e suas causas após o processo no contexto da Escola Municipal Paulo Rodrigues dos Santos, situada no Município de Santarém, Oeste do Pará. A metodologia foi através da abordagem quanti-qualitativa, partindo dos estudos bibliográficos como meio de poder compreender a relação da teoria da sistematização da avaliação no processo ensino e aprendizagem e da pesquisa de campo, através de observações e aplicação de questionário, podendo fazer uma relação mais proximal entre a teoria e prática do cotidiano escolar nas turmas de 9º Ano. Portanto, a avaliação no ensino da matemática quando exercida com seriedade, busca conduzir o ensino e a aprendizagem paralela às competências e as habilidades dos conteúdos trabalhados. Contudo, conclui-se que os professores de matemática das turmas pesquisadas, tem demonstrado interesse, responsabilidade, flexibilidade no ensino e seu processo de avaliação.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1293
Aparece en las colecciones: ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_AvaliaçãoDaAprendizagemComoAto.pdf800,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.