Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1296
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1SANTOS, Lilian Cristiane Almeida Dos-
dc.date.accessioned2024-01-26T22:02:07Z-
dc.date.available2024-01-26T22:02:07Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCASTRO FILHO, Tamilson Jorge de. Dificuldades enfrentadas pelos futuros professores no curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física na UFOPA. Orientadora: Lilian Cristiane Almeida Dos Santos. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1296pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1296-
dc.description.abstractThis article reports a study on students of the Integrated Licentiate in Mathematics and Mathematics (LIMF) course at the Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). N=30 students participated in the study who entered the university in 2012, 2013 and 2014, and who attended the third semester of LIMF. The objective was to identify factors that are not compatible with the dropout of these students. At the same time, this work provides notes on possible strategies for improving the course. The results point to the need to improve the didactics and methodology of the professors of the course, inclusion of the attitude of students to act as protagonists, inclusion of leveling courses and improvement of the Pedagogical Project of the Course (PPC).pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLicenciatura Integradapt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.titleDificuldades enfrentadas pelos futuros professores no curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física na UFOPApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6968515966062124pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7382782107751169pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2871-7631pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo relata um estudo envolvendo discentes do curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física (LIMF) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Participaram do estudo n=30 estudantes que ingressaram na universidade nos anos de 2012, 2013 e 2014, e que cursaram o terceiro semestre da LIMF. O objetivo foi identificar possíveis fatores que influenciam no desempenho acadêmico e que corroboram com a evasão desses estudantes. Ao mesmo tempo, este trabalho fornece apontamentos de possíveis estratégias para o aperfeiçoamento do curso. Os resultados apontam para a necessidade de aperfeiçoamento da didática e metodologia dos docentes do curso, mudança de postura dos estudantes para que atuem como protagonistas no seu processo de aprendizagem, inclusão de cursos de nivelamento e aperfeiçoamento do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programNot applicablept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.creatorCASTRO FILHO, Tamilson Jorge de-
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_DificuldadesEnfrentadasPelosFuturos.pdf396,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.