Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1296
Título : Dificuldades enfrentadas pelos futuros professores no curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física na UFOPA
metadata.dc.creator: CASTRO FILHO, Tamilson Jorge de
Palabras clave : Licenciatura Integrada;Evasão;Formação Docente
Fecha de publicación : 2022
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : CASTRO FILHO, Tamilson Jorge de. Dificuldades enfrentadas pelos futuros professores no curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física na UFOPA. Orientadora: Lilian Cristiane Almeida Dos Santos. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1296
Resumen : This article reports a study on students of the Integrated Licentiate in Mathematics and Mathematics (LIMF) course at the Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). N=30 students participated in the study who entered the university in 2012, 2013 and 2014, and who attended the third semester of LIMF. The objective was to identify factors that are not compatible with the dropout of these students. At the same time, this work provides notes on possible strategies for improving the course. The results point to the need to improve the didactics and methodology of the professors of the course, inclusion of the attitude of students to act as protagonists, inclusion of leveling courses and improvement of the Pedagogical Project of the Course (PPC).
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo relata um estudo envolvendo discentes do curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física (LIMF) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Participaram do estudo n=30 estudantes que ingressaram na universidade nos anos de 2012, 2013 e 2014, e que cursaram o terceiro semestre da LIMF. O objetivo foi identificar possíveis fatores que influenciam no desempenho acadêmico e que corroboram com a evasão desses estudantes. Ao mesmo tempo, este trabalho fornece apontamentos de possíveis estratégias para o aperfeiçoamento do curso. Os resultados apontam para a necessidade de aperfeiçoamento da didática e metodologia dos docentes do curso, mudança de postura dos estudantes para que atuem como protagonistas no seu processo de aprendizagem, inclusão de cursos de nivelamento e aperfeiçoamento do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1296
Aparece en las colecciones: ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_DificuldadesEnfrentadasPelosFuturos.pdf396,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.