Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1298
Título: Ensino de Trigonometria: uma proposta de atividades online na plataforma Geogebra
metadata.dc.creator: MARTINS, Isabel Cristina Tavares
Palavras-chave: Razões Trigonométricas;Geogebra;Atividades online;Livro dinâmico
Data do documento: 30-Ago-2021
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: MARTINS, Isabel Cristina Tavares. Ensino de Trigonometria: uma proposta de atividades online na plataforma Geogebra. Orientador: Aroldo Eduardo Athias Rodriguess. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1298
Abstract: Trigonometry is a high school subject that students mostly present difficulties. Due to its importance to various fields, strategies have been sought to find approaches that could improve the teaching-learning process of this theme. The main objective of this work is to elaborate a sequence of activities about Trigonometric ratios using software Geogebra, related with difficulties of understanding the transition between Triangle Trigonometry and the Trigonometric Circle. Activities were elaborated in the Geogebra software platform and then assembled in a dynamic book available in Geogebra official site. Two activities were applied in a high school class through emergencial remote class model, gathering two classes from the 2nd year of high school from a public school of Santarém-PA. Dialogues that occurred during the meeting about the activities’ execution were registered and analyzed. It was concluded that the activities elaborated focusing on the construction of concepts, auxiliated by dynamic geometry can produce interesting possibilities to the teaching-learning process of this subject.
Resumo: A trigonometria é um dos conteúdos em relação ao qual muitos alunos apresentam dificuldades. Devido sua importância para várias áreas do conhecimento tem-se buscado encontrar estratégias de abordagens que melhorem o processo de ensino-aprendizagem deste tema. Este trabalho tem como objetivo principal elaborar uma sequência de atividades sobre razões trigonométricas usando o software Geogebra, especialmente no que se refere as dificuldades de compreensão da transição entre a Trigonometria do Triângulo e o Ciclo Trigonométrico. As atividades foram elaboradas na plataforma do software Geogebra e depois reunidas em um livro dinâmico disponibilizado no site oficial do Geogebra. Duas atividades foram desenvolvidas em um encontro no modelo de ensino emergencial remoto reunindo duas turmas do 2º ano do ensino médio de uma escola pública de Santarém-PA. Os diálogos que ocorreram durante a execução das atividades, foram registrados e analisados. Concluímos que as atividades elaboradas com foco na construção de conceitos, com o auxílio da geometria dinâmica, produzem interessantes possibilidades para o processo de ensino-aprendizagem deste conteúdo
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1298
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EnsinoDeTrigonometriaUmaProposta.pdf901,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.