Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1301
Título: Jogos matemáticos nas séries iniciais do ensino fundamental envolvendo as quatro operações nas turmas multisseriadas
metadata.dc.creator: SOUSA, Eliane Henrique de
MOTA, Ionara Vasconcelos
Palavras-chave: Turmas Multisseriadas;Jogos Matemáticos;Raciocínio Lógico
Data do documento: 15-Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SOUSA, Eliane Henrique de; MOTA, Ionara Vasconcelos. Jogos matemáticos nas séries iniciais do ensino fundamental envolvendo as quatro operações nas turmas multisseriadas. Orientador: Carlos Eduardo Guerra. 2017. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1301
Abstract: This work was developed within the theoretical line of ethnomathematics, because it brings a new vision of Mathematics and Mathematical Education of social and political anthropology, which are seen as human activities determined socio culturally by the context in which they are realized. The purpose of this research is to propose that the learner improves his or her performance in calculating and solving problems through the addition and subtraction deck, the multiplication and division track. For this, the educator has methods to improve logical reasoning, but the student lives in a concrete way through the resources addressed by the teacher. In the course of this study it can be seen that the students of multi-series classes refers to a school, a room, a teacher, students from the 1st to the 5th grade of elementary school, without lunch box, director, counselor, watchman. There were only four walls, a cabinet with a minimum of material, four of chalk, timid children, with the watchful eye, dazzled by the possibility of learning new things, a teacher with the task of teaching and the feeling that what he knows does not serves for that reality, that does not know how to work with the diversity of the group. It is observed that students have different ages and educational levels encounter many difficulties, mainly to the detriment of the contents being fragmented, besides space and time are not enough. However, even in the face of these difficulties during the activities, the students were able to share the knowledge, expanding their knowledge, since the diversity of opinions generates conflicts capable of enriching the teaching-learning of the individuals involved. Thus, through the results achieved with the studies and the applications of proposed activities, we can emphasize that we reach the objective of this work with wisdom, considering the knowledge acquired by the students and the students, which were sought through all stages of this work.
Resumo: Esse trabalho foi desenvolvido dentro da linha teórica da etnomatemática, pois traz uma nova visão de Matemática e de Educação Matemática de feição antropológica social e política, que passam a ser vistas como atividades humanas determinadas sócio e culturalmente pelo contexto em que são realizadas. O objetivo desta pesquisa é propor que o educando aprimore seu desempenho no que se refere às operações de cálculos e a resolução de problemas através do baralho da adição e subtração, a trilha da multiplicação e divisão. Para isso o educador dispõe de métodos para aperfeiçoar o raciocínio lógico, mas o aluno vive de forma concreta através dos recursos abordados pelo professor. No decorrer deste estudo pode-se constatar que os alunos de turmas multisseriadas refere-se a uma escola, uma sala, um professor alunos de 1º ao 5ºano do Ensino Fundamental, sem merendeira, diretora, orientadora, vigia. Tão somente quatro paredes, um armário com o mínimo de material, quatro de giz, crianças tímidas, com o olhar atento, deslumbradas com a possibilidade de aprender coisas novas, um professor com a tarefa de ensinar e a sensação de que o que sabe não serve para aquela realidade, de que não sabe trabalhar com a diversidade do grupo. Observa-se que os alunos tem diferentes idades e níveis educacionais encontram muitas dificuldades, principalmente em detrimento aos conteúdos serem fragmentados, além do espaço e do tempo não serem suficientes. No entanto, mesmo frente a essas dificuldades durante as atividades os alunos puderam compartilhar os saberes, ampliando seus conhecimentos, uma vez que a diversidade de opiniões gera conflitos capazes de enriquecer o ensino-aprendizagem dos indivíduos envolvidos. Assim, através dos resultados atingidos com os estudos e as aplicações de atividades propostas, podemos enfatizar que alcançamos o objetivo deste trabalho com sabedoria, considerando os conhecimentos adquiridos pelos acadêmicos e pelos alunos, os quais foram almejados através de todas as etapas deste trabalho.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1301
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_JogosMatemáticosNasSéries.pdf725,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.