Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1303
Título: Modelagem matemática e os pressupostos orientadores da base nacional comum curricular e do documento curricular do Estado do Pará para o ensino de matemática no novo ensino médio
metadata.dc.creator: SAMPAIO, Suzana da Silva
Palavras-chave: Modelagem Matemática;BNCC;DCEPA
Data do documento: 17-Dez-2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SAMPAIO, Suzana da Silva. Modelagem matemática e os pressupostos orientadores da base nacional comum curricular e do documento curricular do Estado do Pará para o ensino de matemática no novo ensino médio. Orientadora: Cláudia Silva de Castro. 2022. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1303
Abstract: This work aims to present the perspectives of formation of Mathematical Modeling articulated the perspectives of formation of Mathematics, in front of two official documents, namely: Brazil (2018a) and Pará (2021) which correspond, respectively, to the Base Nacional Comum Curricular ( BNCC) and the Curriculum Document of the State of Pará (DCEPA); this in the context of New High School. In general, we adopted a qualitative approach, with a descriptive/analytical nature, in which the type of research and the objective are documentary in nature. Thus, initially, we conceptualize the theme of Mathematical Modeling based on the concepts and stages/cases proposed/proposed by Bassanezi (2002), Biembengut and Hein (2018), Burak (2010) and Barbosa (2004); we present it as a methodology, used for improvements in the teaching of Mathematics. In this context, a brief review of studies was carried out, selected from a Google Scholar survey, in which we show the practice in the classroom and the connection of the referred theme to official documents; all in the context of high school. Through this, we arrive at the perspectives of formation of Mathematical Modeling. Then, the document analysis proposed by Cellard (2008) was used: the pre-analysis, starting with 1. Context, 2. Author or authors, 3. Authenticity and reliability, 4. Nature and 5. Key concepts; and then the Analysis, which consisted of showing in general what was done in the preanalysis. From this, we arrive at the perspectives of Mathematics formation, analyzed before the BNCC and the DCEPA – Secondary Education stage. In view of this, we seek to answer the question: how are the perspectives of training in the teaching of Mathematical Modeling articulated with the perspectives of training in the teaching of Mathematics in the context of the High School stage set out in the BNCC and in the DCEPA? In response, we realized that the training perspectives are articulated through the learning of high school students, valued at the BNCC and at the DCEPA and which are also present in the context of practice with Mathematical Modeling in the classroom. As a result, we obtained three main articulation points: a) school reality and the students' reality/daily life; b) student protagonist and teacher mediator; and c) stages of Mathematical Modeling and Mathematics learning.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar as perspectivas de formação da Modelagem Matemática articuladas as perspectivas de formação da Matemática, diante de dois documentos oficiais, a saber: Brasil (2018a) e Pará (2021) que correspondem, respectivamente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Documento Curricular do Estado do Pará (DCEPA); isso no contexto do Novo Ensino Médio. De modo geral, adotamos a abordagem qualitativa, de cunho descritivo/analítico em que o tipo de pesquisa e o objetivo são de natureza documental. Sendo assim, inicialmente, conceitualizamos a temática da Modelagem Matemática com base nas concepções e etapas/casos propostas/propostos por Bassanezi (2002), Biembengut e Hein (2018), Burak (2010) e Barbosa (2004); apresentamo-la como uma metodologia, utilizada para melhorias no ensino da Matemática. Neste contexto, foi realizada uma breve revisão de estudos, selecionados a partir de um levantamento no Google Acadêmico, no qual, mostramos a prática em sala de aula e a ligação da referida temática a documentos oficiais; tudo no contexto do Ensino Médio. Por meio disso, chegamos as perspectivas de formação da Modelagem Matemática. Em seguida, se fez uso da análise documental proposta por Cellard (2008): a pré-análise, começando por 1. Contexto, 2. Autor ou autores, 3. Autenticidade e confiabilidade, 4. Natureza e 5. Conceitos-chave; e depois a Análise que consistiu em mostrar de forma geral o que foi feito na pré-análise. A partir disso, chegamos as perspectivas de formação da Matemática, analisadas perante a BNCC e o DCEPA – etapa Ensino Médio. Diante disso, procuramos responder a problemática: de que modo as perspectivas de formação ensino da Modelagem Matemática se articulam as perspectivas de formação de ensino da Matemática no contexto da etapa do Ensino Médio disposto na BNCC e no DCEPA? Como resposta, percebemos que as perspectivas de formação se articulam por meio das aprendizagens dos alunos do Ensino Médio, valorizadas na BNCC e no DCEPA e que também estão presentes no contexto da prática com a Modelagem Matemática em sala de aula. Como resultado, obtivemos três principais pontos de articulação: a) realidade escolar e a realidade/cotidiano dos alunos; b) aluno protagonista e professor mediador; e c) etapas de Modelagem Matemática e as aprendizagens de Matemática.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1303
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ModelagemMatemáticaEOsPressupostos.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.