Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1305
Título: Monografia de base: o Programa Residência Pedagógica e a Formação de Professores
metadata.dc.creator: MOTA, Ítalo Rayân Batista
Palavras-chave: Programa Residência Pedagógica;Formação de professores;Monografia de Base
Data do documento: 28-Jun-2023
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: MOTA, Ítalo Rayân Batista. Monografia de base: o Programa Residência Pedagógica e a Formação de Professores. Orientador: Glauco Cohen Ferreira Pantoja; Coorientadora: Amanda Carvalho Cantal de Souza. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1305
Abstract: This study aimed to conduct a bibliographic survey of the research being written in the educational field about the Pedagogical Residency Program (PRP). The PRP is one of the initiatives developed by the National Teacher Training Policy, supported by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The program involves the participation of Higher Education Institutions (HEIs) and basic education schools, aiming to strengthen the relationship between theory and practice for students completing their undergraduate degrees in teaching programs, while also valuing the exchange of experiences between teachers and students. The bibliographic survey was conducted through a foundational monograph, a methodology that aims to provide the necessary theoretical basis for the development of subsequent studies by organizing available information. Based on this foundational monograph, it was possible to catalog the works dealing with the PRP in major databases (Scielo, Periodicos Capes, BDTD, ERIC, DOAJ). Initially, a total of 108 works were found to be submitted to the corpus selection process. After the corpus selection process, 22 works were selected for the writing of the foundational monograph. Subsequently, a thorough reading of all texts was conducted, except for those found in the BDTD platform, where only abstracts, introductions, and conclusions were analyzed due to the large amount of information. Based on the readings and careful analysis of the texts, articles were summarized to synthesize the ideas and initiate the writing process. Finally, these summaries were used to categorize the information addressed by different authors. Consequently, four main topics were identified: the creation of the Pedagogical Residency Program, the context of its implementation, the PRP and teacher education, and the residents' perspectives on the importance of the PRP in their training. Through the writing of the foundational monograph, it became apparent that works addressing the PRP are still relatively scarce in the academic field, which is a result of the program's recent creation. However, like other teacher initiation programs, the PRP has the potential to contribute to the teacher training process.
Resumo: Este estudo buscou fazer um levantamento bibliográfico sobre os trabalhos que estão sendo escritos no campo educacional sobre o Programa Residência Pedagógica (PRP). O PRP tratase de uma das ações desenvolvidas pela Política Nacional de Formação de Professores, fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O programa tem a coparticipação das Instituições de Ensino Superior (IES) e das escolas de educação básica, e objetiva fortalecer a relação entre teoria e prática de estudantes que estão finalizando a graduação nos cursos de licenciatura, além de valorizar a troca de experiências entre os professores e graduandos. O levantamento bibliográfico foi feito através da monografia de base, uma metodologia que visa oferecer a base teórica necessária para o desenvolvimento de estudos posteriores por meio da organização das informações disponíveis. A partir dessa monografia de base, foi possível catalogar os trabalhos que tratam do PRP nas principais bases de dados (Scielo, Periódicos Capes, BDTD, ERIC, DOAJ). Inicialmente, foram encontrados um total de 108 trabalhos para serem submetidos ao processo de seleção do corpus. Após o processo de seleção do corpus, foram selecionados 22 trabalhos para a escrita da monografia de base. Posteriormente, foi realizada a leitura aprofundada de todos os textos, com exceção dos encontrados na plataforma BDTD, nos quais foram analisados apenas os resumos, introduções e conclusões devido à grande quantidade de informações. Com base nas leituras e na análise minuciosa dos textos, foi feito um fichamento dos artigos para sintetizar as ideias e iniciar a redação do texto. Por último, os fichamentos foram utilizados para categorizar as informações abordadas pelos diferentes autores. Dessa forma, foi possível criar quatro tópicos principais: a criação do Programa Residência Pedagógica, o contexto da implementação do PRP, o PRP e a formação docente, e a visão dos residentes sobre a importância do PRP em suas formações. A partir da escrita da monografia de base, foi possível perceber que os trabalhos que tratam do PRP ainda são pouco produzidos no meio acadêmico, o que é decorrente da recente criação do programa. No entanto, assim como outros programas de iniciação à docência, o PRP tem potencial para auxiliar no processo de formação de professores.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1305
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MonografiaDeBaseOPrograma.pdf779,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.