Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1306
Título : O ensino da matemática através da resolução de problemas e do uso da arte no 6º ano do ensino fundamental
metadata.dc.creator: BATISTA, Marilva Linhares
SILVA, Paulo Sérgio Lucas da
Palabras clave : Matemática;Problemas;Arte;Ensino;Aprendizagem
Fecha de publicación : 2017
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : BATISTA, Marilva Linhares; SILVA, Paulo Sérgio Lucas da. O ensino da matemática através da resolução de problemas e do uso da arte no 6º ano do ensino fundamental. Orientador: Gabriel Brito Costa. 2017. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1306
Resumen : The objective was to understand how the classroom practices involving problem solving in mathematics classes are developed through art in the 6th grade classes of elementary school, developed at the Municipal School of Early Childhood Education and Elementary School Twenty-July , located in the community of Correio do Tapará, in the municipality of Santarém, in the west of Pará. The research method was based on the bibliographical references for a better understanding of the content and the application of activities in the 6th grade class to verify the students' performance on the use of art in the teaching of mathematics, where 9 students participated, being developed in two stages to differentiate their knowledge. It was found that students before the explanations and without the use of concrete materials, solved using the procedures that each one obtained according to its form. After explaining the problems and making use of the concrete tools, they had another vision and new procedures for their resolutions and improvement in their results, but they felt difficulty with the materials, because they have no customs in the process of teaching mathematics.
metadata.dc.description.resumo: Objetivou-se entender como são desenvolvidas as práticas em sala de aula que envolvam resolução de problemas nas aulas de matemática por meio da arte nas turmas de 6º ano do ensino fundamental, desenvolvida na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Vinte de Julho, situada na comunidade de Correio do Tapará, Município de Santarém, Oeste do Pará. O método de pesquisa foi com base nos referenciais bibliográficos para melhor entendimento do conteúdo e da aplicação de atividades na turma do 6º ano para verificação do desempenho dos alunos acerca do uso da arte no ensino da matemática, onde participaram 09 alunos, sendo desenvolvido em duas etapas para fazer a diferenciação dos conhecimentos dos mesmos. Verificou-se que os alunos antes das explicações e sem o uso de materiais concretos, resolveram utilizando os procedimentos que cada um conseguia segundo sua forma. Após a explicação dos problemas e fazendo o uso das ferramentas concretas, os mesmos tiveram outra visão e novos procedimentos para as suas resoluções e melhoramento em seus resultados, porém sentindo dificuldade com os materiais, pois os mesmos não têm costumes no processo do ensino da matemática.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1306
Aparece en las colecciones: ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_OEnsinoDaMatemáticaAtravés.pdf581,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.