Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1309
Título: | O ensino de física no ensino fundamental ii: um olhar do professor frente as dificuldades em sala de aula |
metadata.dc.creator: | SOARES, Ediane Rodrigues MARQUES, Maria de Nazaré Cardoso |
Palavras-chave: | Ensino de ciências;Ensino Fundamental;Experiências pedagógicas |
Data do documento: | 19-Dez-2017 |
Editor: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citação: | SOARES, Ediane Rodrigues; MARQUES, Maria de Nazaré Cardoso. O ensino de física no ensino fundamental ii: um olhar do professor frente as dificuldades em sala de aula. Orientador: João Feitosa. 2017. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1309 |
Abstract: | The practice of teaching science presents great social responsibility, since the actions and conceptions of the teacher have a decisive impact on the life of the students. Thus, it is up to the teacher in his pedagogical context to select activities that he deems most opportune and interesting for students' learning, increasing them whenever possible. This article aims to identify the difficulties, experiences and problems experienced by teachers of science teaching in the teaching and learning process in physics in the 9th grade. The research was qualitative explanatory, and the data collected were obtained through a questionnaire application to the four teachers who teach physics at the Municipal School of Basic Education Professor Benedita Mota Sá and its annexes, located in the Community of Apache Municipality of Aveiro-Pá. The results of this article point out that there is great difficulty in developing science classes relating theory to practice and technological methods. This is due to the lack of training of professionals in specific areas and continuing education. |
Resumo: | A pratica do ensino de ciências apresenta grande responsabilidade social, pois as ações e concepções do professor tem impacto decisivo na vida dos discentes. Assim, cabe ao professor no seu contexto pedagógico, selecionar atividades que julgar mais oportunas e interessantes para aprendizagem dos discentes, incrementando-os sempre que possível. O presente artigo visa identificar as dificuldades, experiências e os problemas vivenciados pelos professores do ensino de ciências no processo ensino e aprendizagem em física no 9º ano. A pesquisa realizada é explicativa de caráter qualitativa, e os dados coletados foram obtidos por meio de questionário aplicação aos quatro professores que lecionam física na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Benedita Mota Sá e seus anexos, localizada na Comunidade de Apacê Município de Aveiro-Pá. Os resultados deste artigo apontam que há uma grande dificuldade em desenvolver as aulas de ciências relacionando teoria com a prática e métodos tecnológicos. Isso se dá pelo falta de formação de profissionais em áreas especificas e formação continuada. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1309 |
Aparece nas coleções: | ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_OEnsinoDeFísicaNoEnsino.pdf | 923,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.