Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1310
Título: O jogo como instrumento didático no ensino de astronomia: uma proposta para alunos do 1º ano do ensino médio
metadata.dc.creator: CARDOSO, Fernando
Palavras-chave: Jogos educativos;Ensino de Física;Astronomia
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: CARDOSO, Fernando. O jogo como instrumento didático no ensino de astronomia: uma proposta para alunos do 1º ano do ensino médio. Orientadora: Lilian Cristiane Almeida dos Santos. 2021. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1310
Abstract: This work described the proposal to apply a game for the teaching of Astronomy in a class of 1st year of high school in a public school located in the municipality of Santarém-PA. The research describes the conception and elaboration of the game and its rules, as well as the materials necessary for its construction, in addition to exploring an application in the classroom and the discussion of the results. The objective of the work is to present how the application of a didactic game helps in the teaching of astronomy. To this end, an applied-purpose research was developed, with a descriptive objective, quanti-qualitative approach, bibliographic procedures and intervention actions at school. The main results point to signs of learning about the movements of the Earth, the phenomenon of the seasons, definition of the light year, movements of the Sun and the concept of gravity. Finally, he concluded that the game paves the way for the understanding of more in-depth concepts.
Resumo: Este trabalho descreveu a proposta de aplicação de um jogo para o ensino de Astronomia em uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola pública localizada no município de Santarém-PA. A pesquisa descreve a concepção e a elaboração do jogo e suas regras, bem como os materiais necessários à sua construção, além de explorar uma aplicação em sala de aula e a discussão dos resultados. O objetivo do trabalho é apresentar de que forma a aplicação de um jogo didático pode auxiliar no ensino de astronomia. Para tanto, foi desenvolvido uma pesquisa de finalidade aplicada, com objetivo descritivo, abordagem quanti-qualitativa, procedimentos bibliográficos e ações de intervenção na escola. Os principais resultados apontam indícios de aprendizagem sobre os movimentos da Terra, fenômeno das estações do ano, definição de ano luz, movimentos do Sol e conceito de gravidade. Por fim, concluiu que o jogo abre caminhos para o entendimento de conceitos mais aprofundados.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1310
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_OJogoComoInstrumentoDidático.pdf5,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.