Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1311
Título: O jogo da “roleta das equações algébricas”: um relato de experiência no pibid de matemática da ufopa
metadata.dc.creator: MOTA, Rodrigo Fernandes da
Palavras-chave: Roleta de Equações;Prática docente;Formação inicial de professores
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: MOTA, Rodrigo Fernandes da. O jogo da “roleta das equações algébricas”: um relato de experiência no pibid de matemática da ufopa. Orientador: Hamilton Cunha de Carvalho. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1311
Abstract: This paper aims to present a report of the experience of the Mathematics Club Subproject of the Mathematical Applications Laboratory (LAPMAT), linked to the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarship (PIBID) of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) at the Federal University of Western Pará (UFOPA), in the period from August 2018 to February 2020. For the realization of this work, the game of "roulette of algebraic equations" was selected, an activity carried out in 2019 in classes of the final years of Elementary School and the last year of High School in a school of the state public network in Santarém-PA, by the Mathematics Improvement Program (PAM), one of the actions within the Math Club of UFOPA, seeking to prepare students for the tests of the System for Evaluation of Basic Education (SAEB) and the Brazilian Mathematical Olympiad of public schools (OBMEP). The activity presented here takes into account the studies of international authors who deal with teaching and learning processes, theory/practice and teacher training, such as Tardif (2012), Nóvoa (2009) and Shulman (2005), along with the records made in reports and reflective diaries from on-site observation. With the application of this activity, we could put into practice the knowledge and acquire experiences that contributed to a new profile as a future teacher.
Resumo: Este artigo visa apresentar um relato da experiência do Subprojeto Clube de Matemática do Laboratório de Aplicações Matemáticas (LAPMAT), vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), no período de agosto de 2018 a fevereiro de 2020. Para a realização deste trabalho, foi selecionado o jogo da "roleta das equações algébricas", uma atividade realizada em 2019 em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e do último ano do Ensino Médio em uma escola da rede pública estadual em Santarém-PA, pelo Programa de Aperfeiçoamento Matemático (PAM), uma das ações dentro do Clube de Matemática da UFOPA, buscando preparar os alunos para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP). A atividade aqui apresentada leva em consideração os estudos de autores internacionais que tratam dos processos de ensino e aprendizagem, teoria/prática e formação de professores, como Tardif (2012), Nóvoa (2009) e Shulman (2005), junto com os registros feitos em relatórios e diários reflexivos da observação in loco. Com a aplicação dessa atividade, podemos colocar em prática os saberes e adquirir experiências que contribuíram para um novo perfil como futuro professor.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1311
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_OJogoDaRoletaDasEquações.pdf429,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.