Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1313
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Hamilton Cunha de-
dc.date.accessioned2024-01-30T21:01:58Z-
dc.date.available2024-01-30T21:01:58Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationVIEIRA, Gesiney de Melo; QUIEROZ, Jacirene da Rocha. O conhecimento sobre os números racionais nas turmas de 9º ano do ensino fundamental e de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Aluízio Lopes Martins. se estão equiparados de fato no que se pretende saber nas referidas séries sobre tais números. Orientador: Hamilton Cunha de Carvalho. 2017. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1313pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1313-
dc.description.abstractThis article seeks to show how knowledge, knowledge of fact about rational numbers in the 9th grade classes and in the 3rd grade classes of the State School of Elementary and Middle School Professor Aluízio Lopes Martins in Santarém of Pará. We are living in a context in which society is inserted in an environment where it is possible to have access to countless information at an extraordinary speed. If it is then verified, if in fact a certain sample of students of the school under study are in their referred series with the basic knowledge on Rational Numbers. In this research work, the historical aspects will be put into relevance and the methodologies and didactics related to numbers will be questioned, considering the network of meanings and meanings that are interrelated in particular the proper understanding and usefulness of rational numbers. For this, a questionnaire was organized with several situations involving rational numbers that can be analyzed through this one with respect to the use of rational ones, nevertheless there will be a convergence between the ideas and the meanings assigned to these rational numbers, in order to make possible the problematization and the reflection on the use of them. In general, all the strategies used in the production of this work were to evaluate the adequacy and quality of the teaching of rational numbers in Elementary and Middle School to highlight some methodological choices and some didactic resources for the teaching of contents where rational ones are made gifts.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino – Racionaispt_BR
dc.subjectHistória dos Racionaispt_BR
dc.subjectNúmeros Racionaispt_BR
dc.titleO conhecimento sobre os números racionais nas turmas de 9º ano do ensino fundamental e de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Aluízio Lopes Martins. se estão equiparados de fato no que se pretende saber nas referidas séries sobre tais números.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4328825282803368pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1744251734923415pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo busca evidenciar como se encontra o saber, o conhecimento de fato sobre os números racionais nas turmas de 9º ano do ensino fundamental e nas turmas de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Aluízio Lopes Martins em Santarém do Pará. Estamos vivendo em um contexto em que a sociedade está inserida num ambiente em que é possível ter acesso as inúmeras informações numa velocidade extraordinária. Esta pesquisa se propõe a averiguar se de fato uma determinada amostra de alunos da escola em estudo está nas suas referidas séries com o conhecimento básico sobre Números Racionais. Neste trabalho de pesquisa serão colocados em relevância os aspectos históricos e serão questionadas as metodologias e didáticas relativas aos números, tendo em vista a rede de sentidos e significados que se inter-relacionam em particular a devida compreensão e utilidade dos números racionais. Para tal, organizou-se um questionário com várias situações envolvendo números racionais que podem ser analisadas através deste com relação ao uso de racionais, no entanto haverá uma convergência entre as ideias e os significados atribuídos a esses os números racionais, de modo a tornar possível a problematização e a reflexão sobre o uso dos mesmos. De modo geral, todas as estratégias utilizadas na produção deste trabalho foram no sentido de avaliar a adequação e qualidade do ensino dos números racionais no Ensino Fundamental e Médio como forma de destacar algumas escolhas metodológicas e alguns recursos didáticos para o ensino dos conteúdos onde os racionais se fazem presentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programNot applicablept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.creatorVIEIRA, Gesiney de Melo-
dc.creatorQUIEROZ, Jacirene da Rocha-
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_OConhecimentoSobreOsNúmerosRacionais.pdf448,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.