Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1313
Título : O conhecimento sobre os números racionais nas turmas de 9º ano do ensino fundamental e de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Aluízio Lopes Martins. se estão equiparados de fato no que se pretende saber nas referidas séries sobre tais números.
metadata.dc.creator: VIEIRA, Gesiney de Melo
QUIEROZ, Jacirene da Rocha
Palabras clave : Ensino – Racionais;História dos Racionais;Números Racionais
Fecha de publicación : 2017
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : VIEIRA, Gesiney de Melo; QUIEROZ, Jacirene da Rocha. O conhecimento sobre os números racionais nas turmas de 9º ano do ensino fundamental e de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Aluízio Lopes Martins. se estão equiparados de fato no que se pretende saber nas referidas séries sobre tais números. Orientador: Hamilton Cunha de Carvalho. 2017. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1313
Resumen : This article seeks to show how knowledge, knowledge of fact about rational numbers in the 9th grade classes and in the 3rd grade classes of the State School of Elementary and Middle School Professor Aluízio Lopes Martins in Santarém of Pará. We are living in a context in which society is inserted in an environment where it is possible to have access to countless information at an extraordinary speed. If it is then verified, if in fact a certain sample of students of the school under study are in their referred series with the basic knowledge on Rational Numbers. In this research work, the historical aspects will be put into relevance and the methodologies and didactics related to numbers will be questioned, considering the network of meanings and meanings that are interrelated in particular the proper understanding and usefulness of rational numbers. For this, a questionnaire was organized with several situations involving rational numbers that can be analyzed through this one with respect to the use of rational ones, nevertheless there will be a convergence between the ideas and the meanings assigned to these rational numbers, in order to make possible the problematization and the reflection on the use of them. In general, all the strategies used in the production of this work were to evaluate the adequacy and quality of the teaching of rational numbers in Elementary and Middle School to highlight some methodological choices and some didactic resources for the teaching of contents where rational ones are made gifts.
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo busca evidenciar como se encontra o saber, o conhecimento de fato sobre os números racionais nas turmas de 9º ano do ensino fundamental e nas turmas de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Aluízio Lopes Martins em Santarém do Pará. Estamos vivendo em um contexto em que a sociedade está inserida num ambiente em que é possível ter acesso as inúmeras informações numa velocidade extraordinária. Esta pesquisa se propõe a averiguar se de fato uma determinada amostra de alunos da escola em estudo está nas suas referidas séries com o conhecimento básico sobre Números Racionais. Neste trabalho de pesquisa serão colocados em relevância os aspectos históricos e serão questionadas as metodologias e didáticas relativas aos números, tendo em vista a rede de sentidos e significados que se inter-relacionam em particular a devida compreensão e utilidade dos números racionais. Para tal, organizou-se um questionário com várias situações envolvendo números racionais que podem ser analisadas através deste com relação ao uso de racionais, no entanto haverá uma convergência entre as ideias e os significados atribuídos a esses os números racionais, de modo a tornar possível a problematização e a reflexão sobre o uso dos mesmos. De modo geral, todas as estratégias utilizadas na produção deste trabalho foram no sentido de avaliar a adequação e qualidade do ensino dos números racionais no Ensino Fundamental e Médio como forma de destacar algumas escolhas metodológicas e alguns recursos didáticos para o ensino dos conteúdos onde os racionais se fazem presentes.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1313
Aparece en las colecciones: ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_OConhecimentoSobreOsNúmerosRacionais.pdf448,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.