Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1317
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1FIGUEIREDO, Nilzilene Gomes de-
dc.date.accessioned2024-01-30T21:41:35Z-
dc.date.available2024-01-30T21:41:35Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA, Elza da Rochaos; COSTA, Juanei Mota da. O tema formação de professores de física em periódicos da área de ensino (2013 a 2017). Orientadora: Nilzilene Gomes de Figueiredo. 2017. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1317pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1317-
dc.description.abstractIn this work, it is presented an analysis of articles about formation of physics teacher published in periodcals of the education and teaching area in the period from 2013 to 2017. The objective is to identify how it has been treated thr theme “formation of physics teacher” in these Works published in the last five years. Six major periodicals were consulted of the education and teaching area from which, initially, 40 articles were selected from key words such as formation of teachers and teaching of physics. After more detailed reading ,16 articles were obtained from four magazines divided in three categories in order to be analyzed – laws and curriculum, initial and continuing formation and teaching practice. Lastly, it is highlighted the need of publications about formation of physics teacher in the magazines of the North region, as it was found only one article in this line in the investigated period.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.titleO tema formação de professores de física em periódicos da área de ensino (2013 a 2017)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4131917525572103pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho apresenta-se uma análise de artigos sobre formação de professores de física publicados em periódicos da área de ensino e educação, no período de 2013 a 2017. Tem-se como objetivo identificar como vem sendo tratado o tema “formação de professores de física” nesses trabalhos publicados nos último cinco anos. Foram consultados seis dos principais periódicos da área de ensino e educação do qual, inicialmente, foram selecionados 40 artigos a partir de palavraschave formação de professores e ensino de física. Após leitura mais detalhada, resultaram em 16 artigos de quatro revistas divididos em três categorias para serem analisadas – leis e currículo, formação inicial e continuada e prática docente. Discute-se em cada categoria como os artigos abordam esses temas. Por fim, destaca-se a necessidade de publicações sobre formação de professores de Física nas revistas da região Norte, já que foi encontrado apenas um artigo nessa linha no período investigado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programNot applicablept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEnsino de Físicapt_BR
dc.creatorSILVA, Elza da Rocha-
dc.creatorCOSTA, Juanei Mota da-
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_OTemaFormaçãoDeProfessores.pdf646,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.