Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1317
Title: O tema formação de professores de física em periódicos da área de ensino (2013 a 2017)
metadata.dc.creator: SILVA, Elza da Rocha
COSTA, Juanei Mota da
Keywords: Formação de Professores;Ensino de Física;Pesquisa bibliográfica
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citation: SILVA, Elza da Rochaos; COSTA, Juanei Mota da. O tema formação de professores de física em periódicos da área de ensino (2013 a 2017). Orientadora: Nilzilene Gomes de Figueiredo. 2017. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1317
Abstract: In this work, it is presented an analysis of articles about formation of physics teacher published in periodcals of the education and teaching area in the period from 2013 to 2017. The objective is to identify how it has been treated thr theme “formation of physics teacher” in these Works published in the last five years. Six major periodicals were consulted of the education and teaching area from which, initially, 40 articles were selected from key words such as formation of teachers and teaching of physics. After more detailed reading ,16 articles were obtained from four magazines divided in three categories in order to be analyzed – laws and curriculum, initial and continuing formation and teaching practice. Lastly, it is highlighted the need of publications about formation of physics teacher in the magazines of the North region, as it was found only one article in this line in the investigated period.
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho apresenta-se uma análise de artigos sobre formação de professores de física publicados em periódicos da área de ensino e educação, no período de 2013 a 2017. Tem-se como objetivo identificar como vem sendo tratado o tema “formação de professores de física” nesses trabalhos publicados nos último cinco anos. Foram consultados seis dos principais periódicos da área de ensino e educação do qual, inicialmente, foram selecionados 40 artigos a partir de palavraschave formação de professores e ensino de física. Após leitura mais detalhada, resultaram em 16 artigos de quatro revistas divididos em três categorias para serem analisadas – leis e currículo, formação inicial e continuada e prática docente. Discute-se em cada categoria como os artigos abordam esses temas. Por fim, destaca-se a necessidade de publicações sobre formação de professores de Física nas revistas da região Norte, já que foi encontrado apenas um artigo nessa linha no período investigado.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1317
Appears in Collections:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_OTemaFormaçãoDeProfessores.pdf646,2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.