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Título: Dança e educação: um ritmo inerente
metadata.dc.creator: PEREIRA, Patricia de Sousa
Palavras-chave: Dança;Educação;Revisão Integrativa de Literatura;Adolescentes
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: PEREIRA, Patricia de Sousa. Dança e educação: um ritmo inerente. Orientadora: Iani Dias Lauer Leite. Coorientador: Dennison Célio de Oliveira Carvalho. 2022. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Pedagogia) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1318
Resumo: Este trabalho discorre sobre a relação Dança e Educação e tem como objetivo analisar de que maneira a Dança está representada e quais as suas contribuições para a área da Educação, nos periódicos científicos nacionais e em pesquisa de campo. A primeira parte consiste em identificar o que a literatura nacional traz acerca de estudos envolvendo a Dança no contexto da Educação; e a segunda parte, objetiva avaliar a Dança enquanto atividade educacional para adolescentes acolhidos, mediante pesquisa de campo. Os métodos utilizados na pesquisa foram: a Revisão Integrativa de literatura (RIL) e a Inserção Ecológica juntamente com a intervenção em Dança. Os dados da RIL foram averiguados com uma análise crítica e uma abordagem organizada ponderando características dos estudos. Os dados da pesquisa de campo foram analisados por meio da ficha sociodemográfica, questionário Corpo, Dança e Comunidade (CDC) e por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A literatura nacional, dentre os principais resultados, demonstrou que a maior parte das pesquisas com intervenção em Dança ocorreram na região sudeste (33,3%); a maioria das pesquisas ocorreu em ambiente formal de ensino, sendo 53,3% deles nas escolas e a dança criativa foi o estilo mais utilizado nas pesquisas (26,6%). Como principais resultados da pesquisa de campo observou-se que: a dança promoveu nos participantes, com mais intensidade, as sensações de Alegria e Força, com média 4,75. A experiência com a dança também gerou outras emoções presentes no próprio discurso dos participantes: “[...] eu sinto emoção, sinto dor, alegria [...]”. As similaridades, a se destacar, entre a literatura nacional e a pesquisa de campo estão no contexto em que as intervenções foram aplicadas, a pesquisa de campo na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e 73,3% das intervenções dos artigos analisados ocorreram em ambientes formais de ensino (escolas e universidades). Outra similaridade é que tanto os participantes da pesquisa de campo quanto a maioria dos sujeitos das pesquisas dos artigos da RIL, observaram transformações no corpo que se sente (interno, subjetivo e pessoal) e não no corpo que se vê (externo, midiático e estético) (MOREIRA, 2005). O estudo mostra a possibilidade de associar teoria e prática, fazendo com que a literatura levantada sobre determinado objeto, influencie positivamente em como intervir na prática dependendo do contexto, além de fortalecer a Dança e a Educação como processos inerentes à formação humana.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1318
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