Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1319
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1SANTOS, Rodrigo Medeiros dos-
dc.date.accessioned2024-01-30T21:54:01Z-
dc.date.available2024-01-30T21:54:01Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSANTOS, Priscila Daiane Machado. O uso de dobraduras como recurso didático para explorar os pontos notáveis de um triângulo . Orientador: Rodrigo Medeiros dos Santos. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1319pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1319-
dc.description.abstractAssuming the principle that through activities that motivate and challenge students, the learning process becomes easier, pleasurable and meaningful, this research presents a methodological proposal for teaching Geometry, which consists of using folding in triangles made of paper as a way to teach Notable Points of a Triangle. Thus, the purpose of this work was to propose, apply and analyze this methodology as a way of constructing concepts. Five activities were applied with students from the third grade of high school of Frei Othmar School, in the municipality of Santarém-PA. The data for analysis were collected from the researcher's field diary and the application of a questionnaire with the participating students. Therefore, this research presents a report of the experience lived by the researcher in the classroom and the students' conceptions about the proposed activity. The main results show that the proposed activity was useful and well accepted by the students. Its use made it possible for students to reflect on the mistakes made and learn with them.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectPontos Notáveis de um Triângulopt_BR
dc.subjectDobraduraspt_BR
dc.titleO uso de dobraduras como recurso didático para explorar os pontos notáveis de um triângulopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8871403568108052pt_BR
dc.description.resumoPartindo do princípio de que através de atividades que motivem e desafiem os alunos, a aprendizagem se torne mais fácil, prazerosa e significativa, esta pesquisa apresenta uma proposta metodológica para o ensino de Geometria, que consiste na utilização de Dobraduras em triângulos de papel como meio para ensinar Pontos Notáveis de um Triângulo. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi propor, aplicar e analisar essa metodologia como meio de construção de conceitos. Foram aplicadas cinco atividades com alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Frei Othmar, no Município de Santarém-PA. As informações para análise foram coletadas a partir do diário de campo da pesquisadora e da aplicação de um questionário com os sujeitos da investigação. Com isso, a pesquisa traz um relato de experiência vivida pela pesquisadora em sala de aula e as concepções dos alunos sobre a atividade proposta. Os principais resultados mostram que a atividade proposta se mostrou útil e foi bem aceita pelos alunos. Sua utilização possibilitou que os alunos pudessem refletir sobre os erros cometidos e aprendessem com eles.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programNot applicablept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.creatorSANTOS, Priscila Daiane Machado-
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_OUsoDeDobradurasComoRecurso.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.