Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1322
Título: Uma análise sobre a utilização de problemas no ensino de física através de Temas Regionais (EFATR)
metadata.dc.creator: FROTA, William Castro
Palavras-chave: Ensino de física;Temas regionais;Resolução de problemas
Data do documento: 11-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: FROTA, William Castro. Uma análise sobre a utilização de problemas no ensino de física através de Temas Regionais (EFATR). Orientadora: Nilzilene Gomes de Figueiredo. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1322
Abstract: The present work arises from the need to think about alternatives to incorporate the changes required for the teaching of Physics in basic education from the promulgation of the National Common Curricular Base (BNCC), the curricular documents of each state and the new high school. Therefore, when analyzing the methodological approach Teaching Physics through Regional Themes (EFATR), which is a teaching proposal that bets on regional contextualization, interdisciplinarity and citizen education (aspects that are taken into account in the BNCC) it is observed- although it is perceived that problems play a significant role for didacticpedagogical activities in the classroom, there is still no discussion about the role played by problems in this methodology, nor what characteristics should be taken into account by the teacher( a) when preparing them to work in the classroom. Based on this, the present work aimed to identify structural elements of the "problem" in the EFATR proposal and to present a set of problems with regionalized aspects of the Amazon to be used in thematic classes of Physics in high school. For this, based on a bibliographical research, a comparative analysis was carried out between the characteristics of the EFATR and other teaching approaches that are situated between the current trends in education, the Freirian Thematic Approach, Teaching by Investigation and Problem-Based Learning. Then, taking into account this analysis and what appears in the curriculum documents of the state of Pará, we propose some characteristics that a problem used in EFATR must present. Finally, a set of problems is presented around three regionalized themes: ultraviolet radiation, atmospheric electrical discharges and vessels, which can be used by teachers in order to assist them in the implementation of EFATR in the classroom. In view of this, we hope that the discussions around the characteristics of the problems in EFATR can help to foster theoretical and practical discussions around this methodology, in addition to contributing to the effectiveness of the implementation of this proposal in basic education.
Resumo: O presente trabalho surge diante da necessidade de se pensar alternativas para incorporar as mudanças exigidas para o ensino de Física na educação básica a partir da promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dos documentos curriculares de cada estado e do novo ensino médio. Diante disso, ao se analisar a abordagem metodológica Ensino de Física Através de Temas Regionais (EFATR), que é uma proposta de ensino que aposta na contextualização regional, na interdisciplinaridade e na formação cidadã (aspectos que são levados em consideração na BNCC), observa-se que, embora se perceba que os problemas desempenhem um papel significativo para as atividades didático-pedagógicas em sala de aula, não há ainda uma discussão em torno do papel desempenhado pelos problemas nessa metodologia, nem quais características devem ser levadas em consideração pelo professor(a) ao elaborá-los para trabalhar em sala de aula. Com base nisso, o presente trabalho teve como objetivos identificar elementos estruturais do "problema" na proposta de EFATR e apresentar um conjunto de problemas com aspectos regionalizados da Amazônia para serem usados em aulas temáticas de Física do ensino médio. Para isso, com base em uma pesquisa bibliográfica, foi realizada uma análise comparativa entre as características do EFATR e de outras abordagens de ensino que se situam entre as tendências atuais da educação, a Abordagem Temática Freiriana, Ensino por Investigação e Aprendizagem Baseada em Problemas. Em seguida, levando em consideração essa análise e o que consta nos documentos curriculares do estado do Pará, propomos algumas características que um problema utilizado no EFATR deve apresentar. Por fim, apresenta-se um conjunto de problemas em torno de três temáticas regionalizadas: radiação ultravioleta, descargas elétricas atmosféricas e embarcações, que podem ser utilizados pelos professores de modo a auxiliá-los na implementação do EFATR em sala de aula. Diante disso, esperamos que as discussões em torno das características dos problemas no EFATR possam ajudar a fomentar discussões teóricas e práticas em torno dessa metodologia, além de que isso possa contribuir para ajudar na efetividade da implementação dessa proposta na educação básica.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1322
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AnaliseSobreAUtilizaçao.pdf567,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.