Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1324
Título: Uma proposta metodológica para o ensino aprendizagem envolvendo frações no 6° ano do ensino fundamental
metadata.dc.creator: COSTA, Odilson dos Santos
SILVA, Vailson Paixão da
Palavras-chave: Jogos Matemáticos;Ensino Aprendizagem;Frações
Data do documento: 19-Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: COSTA, Odilson dos Santos; SILVA, Vailson Paixão da. Uma proposta metodológica para o ensino aprendizagem envolvendo frações no 6° ano do ensino fundamental. Orientador: José Ricardo e Souza Mafra. 2017. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1324
Abstract: Elementary education is a starting point in the teaching-learning process. This school initiation must have practices and resources that stimulate the assimilation of knowledge in the classroom. Thus, this research arises from the perspective that the use of mathematical games as a pedagogical resource has gained emphasis in the school environment as a consequence of the contribution to the cognitive development of the student. Thus, the present research sought to present a methodological proposal based on mathematical games with the intention of creating strategies to dynamize the teachinglearning process related to the study of fractions, aimed at students of the 6th year of Elementary School. In this perspective, through this bibliographical and field research, we have counted on activities that deal with mathematics, through mathematical games, articulating with the content of fractions. The proposal was developed at the Municipal School "Santa Cruz", community Piracãoera de Cima, municipality of Santarém-PA and counted with the participation of the students of the 6th year of elementary school. Four (4) activities were developed related to the following contents: the use of domino in the teaching of fractions; recyclable materials as didactic resource in the teaching of fractions; geometric figures and recyclable materials in the teaching of fractions; and tangram as an aid in fraction teaching. With this research it is possible to present a contribution to the research related to the teaching of mathematics in elementary school and to show that the use of games in mathematics classes can and should be used as a resource to stimulate the learning of mathematics. The games present good results in terms of expanding their student learning through alternative methods of problem solving, instigating the ability to create and participate more actively in math classes.
Resumo: O ensino fundamental é um ponto de partida no processo de ensinoaprendizagem. Essa iniciação escolar deve dispor de práticas e recursos que dinamizem a assimilação dos conhecimentos em sala de aula. Assim, esta pesquisa surge da perspectiva de que a utilização de jogos matemáticos como recurso pedagógico tem ganhado ênfase no ambiente escolar em consequência da contribuição ao desenvolvimento cognitivo do aluno. Dessa forma, a presente pesquisa buscou apresentar uma proposta metodológica baseada em jogos matemáticos com o intuito de criar estratégias dinamizadoras do processo de ensino-aprendizagem relacionados ao estudo das frações, direcionados para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Nesta perspectiva, por meio desta pesquisa de cunho bibliográfico e de campo, contou-se com atividades que tratam da matemática, através de jogos matemáticos, articulando-se com o conteúdo de frações. A proposta foi desenvolvida na Escola Municipal “Santa Cruz”, comunidade Piracãoera de Cima, município de Santarém-PA e contou com a participação dos discentes do 6º ano do ensino fundamental. Foram desenvolvidas 4 (quatro) atividades relacionadas com os seguintes conteúdos: o uso do dominó no ensino de frações; materiais recicláveis como recurso didático no ensino de frações; figuras geométricas e materiais recicláveis no ensino de frações; e o tangram como auxílio no ensino de fração. Com esta pesquisa pode-se apresentar uma contribuição as pesquisas relativas ao ensino da matemática no ensino fundamental e mostrar que o uso de jogos nas aulas de matemática pode e deve ser usado como recurso para dinamizar a aprendizagem da matemática. Os jogos apresentam bons resultados no que se refere a ampliação de sua aprendizagem dos alunos por meio de métodos alternativos de resolução de problemas, instigando a capacidade de criar e participar mais ativa nas aulas de matemática.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1324
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_PropostaMetodologicaParaOEnsino.pdf579,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.