Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1327
Título: Quatro Operações: os Porquês por Trás do Passo a Passo
metadata.dc.creator: OLIVETTO, Marcos Paulo Silva
Palavras-chave: Quatro operações;Aprendizagem significativa;Atribuir significado
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: OLIVETTO, Marcos Paulo Silva. Quatro Operações: os Porquês por Trás do Passo a Passo. Orientador: Rodrigo Medeiros dos Santos. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1327
Abstract: Significantly presenting the four mathematical operations in primary education is not a trivial task for some teachers, especially in the initial grades where this responsibility is conditioned to the teacher teachers who teach the mathematical fundamentals of basic operations. In this sense, we will present the step-by-step of the four operations and discuss some practical algorithms, that is, practical arguments that allow the justification of doing algorithms with the objective of offering arguments, justifications and conceptual tools that the teacher can use at the moment of presentation , to its students, the four operations. The objective of this work is to construct arguments that contribute significantly to the understanding of the algorithm of the four basic operations, inferring meaning or meaning of the why the procedures conventionally used in the classroom are valid. It is not in our interest to perform any kind of mathematical demonstration in the development of algorithms, but rather to provide learning that surrounds learning by assigning meaning. In this way, each section of this work will be presented, unifying the conventional model with the differentiated form, emphasizing that the union of what is already used in basic education with the justifications and justifications can be efficient in the better understanding of the contents related to the four basic operations and in the construction of a more solid mathematical foundation.
Resumo: Apresentar significativamente as quatros operações matemáticas no ensino básico não é uma tarefa trivial para alguns professores, principalmente nas séries iniciais em que essa responsabilidade é condicionada aos professores pedagogos que ensinam as fundamentações matemáticas das operações básicas. Neste sentido, apresentaremos o passo a passo das quatro operações e discutiremos alguns algoritmos práticos, isto é, argumentos práticos que possibilitam a justificativa do fazer algoritmos com o objetivo de oferecer argumentos, justificativas e ferramentas conceituais que o professor poderá utilizar no momento em que apresentará, aos seus educandos, as quatro operações. O objetivo deste trabalho consiste em construir argumentações que contribuam significativamente no entendimento do algoritmo das quatro operações básicas, inferindo sentido ou significado dos porquês são válidos os procedimentos convencionalmente utilizados em sala de aula. Não é de nosso interesse realizar quaisquer tipos de demonstração matemática no desenvolvimento dos algoritmos, mas sim, proporcionar uma aprendizagem que circunde o aprender atribuindo significado. Dessa forma, cada seção deste trabalho será apresentada unificando o modelo convencional com a forma diferenciada, ressaltando que a união do que já é empregado no ensino básico com as fundamentações e suas justificativas podem ser eficientes na melhor compreensão do conteúdo referente as quatro operações básicas e na construção de um embasamento matemático mais sólido.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1327
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_QuatroOperaçõesOsPorquês.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.