Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1328
Título: Recreação e ensinamento matemático através de jogos
metadata.dc.creator: SILVA, Renilson Lopes da
SANTOS, Risonilson Miguel Castro dos
Palavras-chave: Jogos;Lúdico;Ensino;Aprendizagem;habilidades
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SILVA, Renilson Lopes da; SANTOS, Risonilson Miguel Castro dos. Recreação e ensinamento matemático através de jogos. Orientador: Hamilton Cunha de Carvalho. 2017. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1328
Abstract: The purpose of this study was to understand the functionality of the mathematical games worked in the 6th year, analyzing the construction of knowledge, where playfulness is part, in a pleasurable way in the teaching and learning process. The research method was based on the bibliographical studies to better understand the theme and through the field research, as well as the observations made in locus, being carried out application of a questionnaire in order to make a parallel between the theory and the actions of the teachers of mathematics in the educational context. It was verified that mathematical games and playful aspects are undoubtedly important in the construction of students' knowledge in the initial phase of elementary school, taking into account the development of skills and abilities of contents, the reality of students, school and of the teaching and learning process. It is one of the ways in which the teaching of mathematics can get out of the routine and textbooks, starting with practice and interaction with concrete materials.
Resumo: Objetivou-se compreender a funcionalidade dos jogos matemáticos trabalhados no 6º ano, analisando a construção de conhecimentos, onde a ludicidade faz parte, de forma prazerosa no processo ensino e aprendizagem. O método de pesquisa foi com base nos estudos bibliográficos para melhor compreender a temática e através da pesquisa de campo, assim como as observações realizadas in lócus, sendo realizado aplicação de questionário a fim de fazer um paralelo entre a teoria e as ações dos professores de matemática no contexto educacional. Verificou-se que os jogos matemáticos e os aspectos lúdicos, sem dúvida, são importantes na construção do saber dos alunos na fase inicial do ensino fundamental, levando em consideração o desenvolvimento das competências e habilidades dos conteúdos, da realidade dos alunos, da escola e do processo ensino e aprendizagem. É uma das maneiras pela qual o ensino da matemática pode sair um pouco da rotina e dos livros didáticos, partindo para a prática e a interação com os materiais concretos.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1328
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_RecreaçãoEEnsinamentoMatemático.pdf530,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.