Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1329
Título: Reflexão acerca do uso da maquete como uma estratégia didática para o ensino de física
metadata.dc.creator: CATIVO, Daniele Mousinho
Palavras-chave: Práticas Educacionais;Maquete;Ensino de Física
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: CATIVO, Daniele Mousinho. Reflexão acerca do uso da maquete como uma estratégia didática para o ensino de física. Orientadora: Lilian Cristiane Almeida Santos. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1329
Abstract: The contemporary challenge is to seek alternative educational practices to mitigate the impacts of students' learning deficits, especially in the discipline of Physics. Therefore, there is a need to analyze current pedagogical practices. Thus, the present work has the general objective of analyzing selected articles about the model tool in the teaching of Physics with an approach within the school environment, having as specific objectives to understand how Physics has been worked within the classroom by teachers, and to discuss the articles with an emphasis on results, listing their contributions to the formation of scientific knowledge. The methodology of the work was based on a systematic bibliographical review in which two databases were used for the selection of articles. In this way, the results obtained in the discussions of the articles were: the social interaction between teacher/student, interdisciplinarity, in addition to the teacher having the pleasure of conducting a class with a didactic resource (model), thus having a dynamic and productive class.
Resumo: O desafio contemporâneo é buscar alternativas de práticas educacionais para amenizar os impactos de défices da aprendizagem dos discentes, principalmente na disciplina de Física. Diante disso, observa-se a necessidade de analisar práticas pedagógicas vigentes. Assim, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar artigos selecionados acerca da ferramenta maquete no ensino de Física com abordagem dentro do ambiente escolar, tendo como objetivos específicos compreender como a Física vem sendo trabalhada dentro de sala de aula pelos professores, e discutir os artigos com ênfase nos resultados, elencando-se as suas contribuições na formação do conhecimento científico. A metodologia do trabalho foi baseada em revisão bibliográfica sistemática na qual foram utilizadas duas bases de dados para seleção dos artigos. Dessa forma, os resultados obtidos nas discussões dos artigos foram: a interação social entre professor/ aluno, a interdisciplinaridade, além do professor ter o prazer de realizar uma aula com recurso didático (maquete), assim tendo uma aula dinâmica e produtiva.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1329
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ReflexãoAcercaDoUso.pdf778,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.