Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1331
Título: Robótica educacional: desafios e possibilidades no ensino de matemática no Qui lombo de bom Jardim - Santarém/Pará
metadata.dc.creator: MEIRELES, Juliane Conceição de
Palavras-chave: Educação matemática;Robótica educacional;Educação Quilombola
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: MEIRELES, Juliane Conceição de. Robótica educacional: desafios e possibilidades no ensino de matemática no Qui lombo de bom Jardim - Santarém/Pará. Orientador: José Ricardo e Souza Mafra. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1331
Abstract: Currently, in the educational media, alternatives are sought that will promote the development of new activities related to the introduction of new pedagogical techniques that aim to contribute to the permanence and greater performance in student learning. In the specific case of educational robotics, it is expected that it contributes as a technique for improvement in the teaching of mathematics, considering that this range of knowledge presents a high degree of difficulty in practically all levels of education. Teaching through the use of technological resources is already a reality in our society, however, not all students and schools have access to these technologies, especially in the case of quilombola school education, after all, most communities are removed from the urban area, schools often do not have adequate structure for quality education, thus causing some students to migrate to neighboring communities or to the city, causing the loss of their cultural identity. For this reason, the present work intends to provide pedagogical experiences from robotic devices, with students of the 9th grade of elementary school of the Municipal School of Early Childhood and Elementary School São Pedro do quilombo de Bom Jardim, located in the rural area in the municipality of Santarém PA, thus being able to develop possible links between the teaching of mathematics and information technologies. I situate this research in approaches proposed by authors such as Araújo and Mafra, Maliuk and Zilli that highlight the importance of the use of technology in education, considering the development of operational activities for the teaching and learning of Mathematics, the assembly of prototypes and programming with the software of Lego Mindstorms EV3. In relation to the main results found, the use of educational robotics allowed us to enrich, in a collaborative way, stimulate and develop several competencies in our participants. Thus, those who intend to use this proposal in their future applications will only need to be motivated and observe the need of each student in the school environment, given that there is a clear need for methodological changes in vertical education that is still predominant in our educational system.
Resumo: Atualmente, nos meios educacionais, buscam-se alternativas que venham promover o desenvolvimento de novas atividades relacionada a introdução de novas técnicas pedagógicas que visem contribuir para a permanência e maior rendimento no aprendizado do aluno. No caso específico da robótica educacional, espera-se que a mesma contribua como técnica de aprimoramento no ensino da matemática, tendo em vista que esta faixa de conhecimento apresenta alto grau de dificuldade em, praticamente, todos os níveis de ensino. O ensino através do uso de recursos tecnológicos já é realidade em nossa sociedade, porém, não são todos os alunos e escolas que tem acesso a essas tecnologias, principalmente em se tratando da educação escolar quilombola, afinal, a maioria das comunidades são afastadas da zona urbana, as escolas muitas vezes não apresentam estrutura adequada para um ensino de qualidade, fazendo assim com que alguns alunos migrem para comunidades vizinhas ou para a cidade, causando a perca de sua identidade cultural. Por este motivo, o presente trabalho pretende proporcionar experiências pedagógicas a partir de dispositivos robóticos, com alunos do 9°ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental São Pedro do quilombo de Bom Jardim, localizado na zona rural no município de Santarém – PA, podendo assim desenvolver articulações possíveis entre o ensino de matemática e as tecnologias de informação. Situo esta pesquisa em abordagens propostas por autores como Araújo e Mafra, Maliuk e Zilli que destacam a importância do uso da tecnologia na educação, tendo em vista o desenvolvimento de atividades operacionais para o ensino e a aprendizagem da Matemática, a montagem de protótipos e programação com o software da Lego Mindstorms EV3. Em relação aos principais resultados encontrados, a utilização da robótica educacional nos permitiu enriquecer, de forma colaborativa, estimular e desenvolver diversas competências em nossos participes. Dessa forma, aqueles que pretendem utilizar essa proposta em suas futuras aplicações, precisará apenas estar motivado e observar a necessidade de cada aluno no ambiente escolar, haja vista que há uma necessidade notória em mudanças metodológicas no ensino verticalizado que ainda é predominante em nosso sistema educacional.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1331
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc_RobóticaEducacionalDesafios.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.