Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1335
Title: Tecnologias educacionais e educação integral : uma interface possível
metadata.dc.creator: AZEVEDO, Julio Fernandes Ramos
Keywords: Educação;Tecnologias Educacionais;Educação integral;Robótica
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citation: MAFRA, José Ricardo de Souza. Tecnologias educacionais e educação integral: uma interface possível. Orientador: José Ricardo e Souza Mafra. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciado em matemática e física) - Programa de ciências exatas, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém: UFOPA, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1335 acesso em:
Abstract: The present work seeks to develop mechanisms that help in the learning of mathematics, from an experimental and investigative perspective. One of its objectives is to discuss how the articulation between educational technologies and mathematical teachings can contribute to the integral formation of the student. The development of the proposal seeks to explore the educational potential of robotics kits and dynamic learning platform software. Its basic premise is the ability to learn through manipulative aspects and assembly models, capable of stimulating creativity, thus configuring mathematical activities in geometry and arithmetic. The methodological design of the investigation is related to interaction, through the formation of teams to follow a line of elaboration of procedural attitudes, based on the elaboration and application of experimental educational activities. The research was carried out in upper elementary school classes, in a full-time school. The results point to the capacity for collaborative work, based on the scientific dissemination of technological elements being effectively proposed, in addition to learning about teamwork, aiming at effective learning in the classroom, which consists in the division of tasks to optimize the time and in carrying out educational tasks.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho procura desenvolver mecanismos que auxiliem no aprendizado da matemática, em uma perspectiva experimental e investigativa. Tem como um de seus objetivos, discutir como a articulação entre as tecnologias educacionais e ensinamentos matemáticos, podem contribuir para a formação integral do discente. O desenvolvimento da proposta procura explorar as potencialidades educativas em de kit’s de robótica e softwares de plataformas dinâmicas de aprendizagens. Tem como premissa básica, a capacidade de aprendizagens através de aspectos manipulativos e modelos de montagem, capazes de estimular a criatividade, configurando assim atividades matemáticas de geometria e aritmética. O desenho metodológico da investigação está relacionado com a interação, através da formação de equipes para seguir uma linha de elaboração de atitudes procedimentais, com base na elaboração e aplicação de atividades educacionais experimentais. A pesquisa foi desenvolvida em turmas do ensino fundamental maior, em uma escola de tempo integral. Os resultados apontam a capacidade de trabalho colaborativo, com base na divulgação científica de elementos tecnológicos serem efetivamente propostos, além do aprendizado sobre o trabalho em equipe, visando uma aprendizagem efetiva em sala de aula, em que consiste na divisão de tarefas para a otimização do tempo e na realização de tarefas educacionais.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1335
Appears in Collections:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_TecnologiasEducacionaisEducacao.pdf748,47 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons