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Título: Uma abordagem dos estados físicos da água com uso de investigação no 6º ano do ensino fundamental
metadata.dc.creator: LOPES, Joelson Costa
BENEVENUTO, Edval Serrão
Palavras-chave: Ensino de Ciências;Estados físicos da água;Ensino por investigação
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: LOPES, Joelson Costa: BENEVENUTO, Edval Serrão. Uma abordagem dos estados físicos da água com uso de investigação no 6º ano do ensino fundamental. Orientadora: Nilzilene Gomes de Figueiredo. 2017. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciado integrada em matemática e física) - Programa Nacional de Professores da Educação Básica, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém: UFOPA, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1336 Acesso em:
Abstract: The objective of this work is to describe the development of a Sequence of Investigative Teaching (SEI) to study the physical states of water and to highlight important results achieved with activities regarding student involvement and learning. The activities were developed with students of the 6th grade of elementary school in a rural school in Santarém-PA and was developed in two 90 minute meetings with the following activities: i. Initial conversation with the class about how the activity would be developed; ii. Presentation of the problem to collect previous knowledge (initial hypotheses);iii. Conduct of experimentation through research (research demonstration by teachers); iv. Organization of students in five groups of five each to respond to a questionnaire of questions based on the experimentation carried out, but without yet a formal explanation of the phenomenon; v. Finally, based on the responses of the questionnaires, explanations weremade on the subject. It discusses the characteristics of the work by investigation and how important this methodology for the education in Sciences, as well as present in the final considerations the learning acquired by the authors, the difficulties faced and it is suggested the reading of the work for science teachers / Physics that are interested in developing research activities.
Resumo: O objetivo deste trabalho é descrever o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para estudo dos estados físicos da água e destacar resultados importantes conseguidos com as atividades quanto ao envolvimento e aprendizagem dos estudantes. As atividades foram desenvolvidas com estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola da zona rural de Santarém-PA e foi desenvolvida em dois encontros de 90 minutos com as seguintes atividades: i. Conversa inicial com a turma sobre como seria desenvolvida a atividade; ii. Apresentação do problema para levantamento de conhecimentos prévios (hipóteses iniciais);iii. Realização da experimentação por meio de investigação (demonstração investigativa feita pelos professores); iv. Organização de estudantes em cinco grupos de cinco integrantes cada para responder a um questionário de perguntas com base na experimentação realizada, mas sem haver ainda uma explicação formal do fenômeno; v. Por fim, com base nas respostas dos questionários foram feitas explicações sobre o tema. Discute-se as características do trabalho por investigação e qual a importância dessa metodologia para a educação em Ciências, bem como apresentam-se nas considerações finais as aprendizagens adquiridas pelos autores, as dificuldades enfrentadas e sugere-se a leitura do trabalho para professores de Ciências/Física que tenham interesse desenvolver atividades investigativas.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1336
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