Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1337
Título: Tecnologias para o ensino de matemática: computador e smartphone no processo de ensino-aprendizagem na escola José de Alencar em Santarém/Pa
metadata.dc.creator: MIRANDA, Adriano Jorge Sousa de
Palavras-chave: Tecnologias;Computador;Smartphone
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: Miranda, Adriano Jorge Sousa de. Tecnologias para o ensino de matemática: computador e smartphone no processo de ensino-aprendizagem na Escola José de Alencar em Santarém/PA. Orientador: Hamilton Cunha de Carvalho. 2020. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciado em matemática e física) - Programa de ciências exatas, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém: UFOPA, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1337 Acesso em:
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância das diferentes tecnologias digitais que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da matemática, de maneira a evidenciar algumas contribuições desses recursos e as possíveis formas para explorar corretamente essas tecnologias: computador e smartphone como ferramentas tecnológicas para o ensino da matemática em uma escola pública periférica do município de Santarém, no Estado do Pará. Trata-se de uma pesquisa exploratória, um estudo de campo, que teve como instrumentos de coleta de dados um questionário objetivo aplicado a docentes e discentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José de Alencar. Concluiu-se que as ferramentas tecnológicas são instrumentos valiosos no processo de ensinoaprendizagem de matemática, por estarem intimamente ligados ao cotidiano dos alunos, e, em virtude da familiaridade com os instrumentos tecnológicos utilizados na pesquisa de campo (computador e aparelho celular), a experiência evidenciou o quanto a tecnologia pode ser aliada dos docentes no processo de motivação da aprendizagem matemática. A matemática está presente em nosso dia-a-dia e, portanto, pode ser explorada em sala de aula, utilizando os mais variados recursos tecnológicos disponíveis atualmente para esse fim, considerando as experiências vivenciadas pelos discentes no seu dia a dia.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1337
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_TecnologiasParaEnsino.pdf474,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons