Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1342
Título: Vídeo como recurso didático: qual sua eficiência?
Vídeo como recurso didático: qual sua eficiência?
metadata.dc.creator: RODRIGUES, Railene Lopes
Palavras-chave: Recurso audiovisual;Interdisciplinaridade;Pandemia
Data do documento: 10-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: RODRIGUES, Railene Lopes. Vídeo como recurso didático: qual sua eficiência?. Orientador: Júlio Cesar Bastos Fernandes. 2022. 51 f. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Biologia e Química) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em:
RODRIGUES, Railene Lopes. Vídeo como recurso didático: qual sua eficiência?. Orientador: Júlio Cesar Bastos Fernandes. 2022. 51 f. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Biologia e Química) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1342
Abstract: This work aims to evaluate the use of an audiovisual resource in the construction of knowledge in physics, chemistry and biology to high school students in an interdisciplinary way, through the construction of a documentary. The information transmitted was associated with the current period of the Covid-19 pandemic, as well as other events, which arose during historical events, and which shared the same need for protective measures. The information transmitted covered biological cell content, disinfectant asepsis mechanisms and projectile launching. The assessment was carried out by applying an online questionnaire with open questions, created in Google Forms and answered, before and after the video exhibition, by students from three high school classes, one first-year class and two third-year classes, from a public school, located in the city of Santarém-PA. We emphasize the recommendations during the pandemic period, which contribute to the promotion of health and quality of life, through important and necessary information, to be shared not only in pandemic times.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo avaliar o uso de um recurso audiovisual na construção de conhecimento de física, química e biologia aos estudantes do ensino médio de modo interdisciplinar, por meio da construção de um documentário. As informações transmitidas foram associadas ao período atual da pandemia de Covid- 19, assim como outros acontecimentos, que surgiram no decorrer de eventos históricos, e que compartilharam a mesma necessidade por medidas de proteção. As informações transmitidas abordaram o conteúdo sobre células biológicas, mecanismos de assepsia de desinfetantes e lançamento de projéteis. A avaliação foi feita por meio de aplicação de questionário online com perguntas abertas criadas no Google Forms e respondidas, antes e após a exibição do vídeo, por estudantes de três turmas do ensino médio, uma turma do primeiro ano e duas turmas do terceiro, de uma escola pública, localizada no município de Santarém-PA. Enfatizamos as recomendações durante o período pandêmico, que contribuem para a promoção de saúde e qualidade de vida, por meio de informações importantes e necessárias, para serem compartilhadas não somente em tempos de pandemia.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1342
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada - Biologia e Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_VideoComoRecurso.pdf623,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.