Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1349
Título: Experiência com uso da robótica em aulas remotas: relato de estágio supervisionado no Colégio Batista de Santarém/PA
metadata.dc.creator: MUNDURUKU, Raimundo Waro
Palavras-chave: Robótica educacional;Tecnologia educacional;Tecnologias digitais;Cultura macker;Âmbito educacional.;Estágio supervisionado
Data do documento: 11-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: MUNDURUKU, Raimundo Waro. Experiência com uso da robótica em aulas remotas: relato de estágio supervisionado no Colégio Batista de Santarém/PA. Orientadora: Tânia Suely Azevedo Brasileiro. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Informática Educacional) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1349
Abstract: The use of digital technologies is increasingly present around us, for example, in educational environments, hospitals and companies. The objective of the present work is to present an experience report of the supervised internship III, carried out remotely at Colégio Batista de Santarém during the semester 2021.1, which had as its theme the importance of the use of robotics in education. In addition to developing it during the Covid-19 pandemic, it is important to highlight the use of robotics for teaching and learning in education, the stages are divided into 3 parts: first general observation, second participation in activities with the teacher and third application of activities. The methodology used a qualitative approach involving bibliographic research. As main results, the importance of the use of digital technologies in the educational field is highlighted, showing how the insertion of these educational softwares, and especially hands-on, can provide subsidies for creative learning, based on autonomy, curiosity and student protagonism. .
Resumo: O uso de tecnologias digitais está cada vez mais presente ao nosso redor como, por exemplo, em ambientes educacionais, hospitais e empresas. O objetivo do presente trabalho é apresentar um relato de experiência do estágio supervisionado III, realizado remotamente no colégio Batista de Santarém durante o semestre 2021.1, o qual teve como tema a importância do uso da robótica na educação. Além de desenvolvê-lo durante a pandemia do Covid-19, é importante ressaltar o uso da robótica para o ensino e aprendizagem na educação, as etapas estão divididas em 3 partes: primeira observação geral, segundo participação das atividades junto com a professora e terceira aplicação das atividades. Na metodologia utilizou-se uma abordagem qualitativa envolvendo a pesquisa bibliográfica. Como principais resultados, destaca-se a importância do uso de tecnologias digitais no âmbito educacional apresentando como a inserção dos referidos softwares educacionais e principalmente a mão na massa, pode fornecer subsídios para a aprendizagem criativa, pautada na autonomia, curiosidade e no protagonismo do aluno.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1349
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura em Informática Educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ExperienciaUsoRobotica.pdf783,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.