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Título: Minimização do custo do fluxo de escoamento de soja para o porto de Santarém
metadata.dc.creator: SOUSA, Antonio Fabrício Guimarães de
FERREIRA, Leidiane Sousa
Palavras-chave: Porto de Santarém;Soja;Problema de Fluxo de Custo Mínimo;Otimização;Modelo de Quatro Etapas
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SOUSA, Antonio Fabrício Guimarães de; FERREIRA, Leidiane Sousa. Minimização do custo do fluxo de escoamento de soja para o porto de Santarém. Orientador: Anderson Alvarenga de Moura Meneses. 2017. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência e Tecnologia) - Instituto de Engenharia e Geociências, Universidade Federal do Oeste do Pará, 2017. Disponível em: https: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1415
Abstract: The Santarém Port is situated on the right side of the Tapajós river, near to the confluence of this one with the Amazon river, in the area known as Ponta da Caieira, in the city of Santarém, in the State of Pará. This port is considered with great potential for agricultural production runoff due to its proximity of the Brazilian border with several countries, providing the sending of soybeans on a large scale outwards. However, it is not easy to find a significant amount of research that addresses the issue of soybean in this region, especially in relation to optimizations in the choice of alternative modal flows with low cost. Based on this, a survey was carried out to identify the main soy producing cities, capable of conducting the flow through the port of Santarém, highlighting them as production or attraction centroids in this runoff flow. The methodology used in this study consisted of the application of techniques for Linear Programming (PL) problems, in order to optimize the path travelled by soybean production, from the north of the state of Mato Grosso and Rondônia, to the port of Santarém, using as basis the Minimum Cost Flow Problem (MCFP). The importance of the present work resides in the approach given to the identification of the minimum costs for the displacement of the agricultural load according to the modes and routes currently available and in the future, which also tends to provide the expansion of competitiveness in the transport of the Brazilian agricultural production. The 4-step model was applied to plan the transport and estimate the flow demand between the points of origin and destination of the soybean load. Finally, the results are analysed with the elaboration of scenarios according to the particularities in each transport network, with the objective of identifying the most economically viable routes. Through the results, it was verified that in the second scenario when the soybeans flow performed by the transhipment ports of Porto Velho-RO, ItacoatiaraAM and Teles Pires-MT, it is possible to obtain a reduction in transport operating costs by approximately 27 million reais in relation to the other scenarios analyzed.
Resumo: O Porto de Santarém está situado na margem direita do Rio Tapajós, próximo à confluência com o Rio Amazonas, na localidade conhecida como Ponta da Caieira, área a montante da cidade de Santarém, no Estado do Pará. Este porto é tido como um grande potencial para o escoamento da produção agrícola devido a sua proximidade à fronteira brasileira com vários países, proporcionando o envio de soja para o exterior em larga escala. Entretanto, não é fácil encontrar uma quantidade significativa de pesquisas que tratam da questão da exportação da soja nesta região, principalmente em relação a otimizações na escolha de fluxos alternativos de modais com baixo custo. Com base nisto, uma pesquisa foi realizada para identificar as principais cidades produtoras de soja, capazes de realizar o escoamento através do porto de Santarém, destacando-as como centroides de produção ou de atração neste fluxo de escoamento. A metodologia empregada neste estudo consistiu na aplicação de técnicas para problemas de Programação Linear (PL), a fim de realizar uma otimização do percurso percorrido pela produção de soja, proveniente do norte do Estado de Mato Grosso e Rondônia, tendo como destino o porto de Santarém, usando como base o Problema de Fluxo de Custo Mínimo (PFCM). A importância do presente trabalho reside no enfoque dado à identificação dos custos mínimos para o deslocamento da carga de acordo com modais e rotas disponíveis atualmente e futuramente, que tende também a proporcionar a ampliação da competitividade no transporte da produção agrícola brasileira. Foi aplicado o modelo de 4 etapas para planejar o transporte e estimar a demanda de fluxo entre os pontos de origem e destino da carga de soja. Finalmente, os resultados são analisados com a elaboração de cenários de acordo com as particularidades em cada rede de transporte, tendo como objetivo a identificação das rotas mais viáveis economicamente. Mediante os resultados, foi verificado no segundo cenário que o escoamento da soja quando realizado pelas rotas dos portos de transbordo de Porto Velho-RO, Itacoatiara-AM e de Teles Pires-MT, é possível obter uma redução de aproximadamente 27 milhões de reais nos custos operacionais de transporte em relação aos outros cenários analisados.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1415
Aparece nas coleções:IEG - TCC - Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

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