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Título: Medida de centralidade por intermediação em teoria dos grafos na caracterização e análise da malha viária urbana da sede do município de Santarém/Pa
metadata.dc.creator: REIS, Gabriela Cacilda Godinho dos
Palavras-chave: Teoria dos grafos;Centralidade de intermediação;Malha viária urbana
Data do documento: Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: REIS, Gabriela Cacilda Godinho dos. Medida de centralidade por intermediação em teoria dos grafos na caracterização e análise da malha viária urbana da sede do município de Santarém/Pa. Orientador: Rodolfo Maduro Almeida. 2017. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência e Tecnologia) - Instituto de Engenharia e Geociências, Universidade Federal do Oeste do Pará, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1446
Abstract: By means of geoprocessing techniques, georeferenced data of the urban road network of the municipality of Santarém, state of Pará, can be converted into a graph, where the vertices are the intersections and the edges are the paths between them. The use of the statistical computing environment R, through the igraph library, makes it possible to reach the betweenness centrality of a vertex or edge. This measure of centrality is related to the structural importance that a node or edge has inside a network. To find the most important paths in relation to betweenness centrality it is necessary to count the number of times each vertex or edge is traversed by a minimum path. The betweenness centrality is indicative of influence, of greater or lesser traffic allowed, consequence on the others, in case of removal, alteration or interruption. Considering the unorganized urban expansion, together with the increasing use of motor vehicles, poor urban planning and the difficulty of adapting the infrastructure of the roads to the growing demand, which have generated congestion and difficult mobility in urban roads, this work is proposed, which aims to use the betweenness centrality in graph theory to verify which are the most important routes for displacement of the urban road network of the municipality of Santarém, state of Pará.
Resumo: Por meio de técnicas de geoprocessamento, dados georreferenciados da malha viária urbana do município de Santarém, estado do Pará, podem ser convertidos em um grafo, onde os vértices são os cruzamentos e as arestas são os caminhos entre estes. O uso do ambiente de computação estatística R, através da biblioteca igraph, possibilita alcançar a medida de centralidade de intermediação de um vértice ou aresta. Esta medida de centralidade está relacionada com a importância estrutural que um nó ou aresta possui dentro de uma rede. Para encontrar os caminhos mais importantes em relação a centralidade por intermediação é necessário contabilizar a quantidade de vezes que cada vértice ou aresta é percorrido por um caminho mínimo. A medida de centralidade por intermediação é indicadora de influência, de maior ou menor trafego permitido, consequência sobre os outros, caso ocorra remoção, alteração ou interrupção. Neste sentido e considerando a expansão urbana não organizada, somada ao crescente uso de veículos motorizados, planejamento urbano deficiente e à dificuldade de adaptação da infraestrutura das vias a crescente demanda, que têm gerado cenário de congestionamento e difícil mobilidade nas vias urbanas, se propõe este trabalho, que visa utilizar a medida de centralidade por intermediação em teoria dos grafos para verificar quais são as vias mais importantes para deslocamento da malha viária urbana da sede do município de Santarém, estado do Pará.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1446
Aparece nas coleções:IEG - TCC - Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

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