Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1457
Título: Direitos, ambientes e conflitos
metadata.dc.creator: SARMENTO, Ana Maria Silva
DIAS, Arlene Mara de Sousa
SILVA NETO, Nirson Medeiros da
Palavras-chave: Proteção ambiental;Direito ambiental;Meio ambiente
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SARMENTO, Ana Maria Silva; DIAS, Arlene Mara de Sousa; SILVA NETO, Nirson Medeiros da (org.). Direitos, ambientes e conflitos. Belém: RFB editora, 2021. (Ciências e sociedade: Diálogos Interdisciplinares na Amazônia, V.3) ISBN: 978-65-5889-102-4 Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1457 acesso em:
Resumo: A Amazônia é povoada por conflitos, muitos dos quais em torno das diferentes relações com o ambiente experimentadas pelos variados grupos que nela se encontram, mas não somente por esta motivação. Compreender tais conflitualidades é importante para se entender a contemporaneidade da região amazônica, atravessada por violências diretas, estruturais, institucionais, culturais e históricas que afetam humanos e não humanos, porém que pesam sobretudo sobre os povos e comunidades locais e os grupos mais vulneráveis, tanto em áreas urbanas quanto rurais, na cidade, nos rios, nos lagos e na floresta, entre outros espaços. Muitas destas questões são mediatizadas pela linguagem dos direitos que busca contemplar sujeitos com experiências de vida singulares e com visões de mundo divergentes, estabilizar expectativas contraditórias e reconhecer pretensões de validade dissonantes, sem, no entanto, descurar da visada da justiça, da promoção social, da conservação ambiental, do bem viver das presentes e futuras gerações e do desenvolvimento regional em termos sustentáveis, o que, todavia, não é objeto de consenso entre os sujeitos considerados. Resta evidente que contemplar este mosaico de perspectivas heterogêneas e conflitantes é um desafio sempre apenas parcialmente realizado e que demanda dos atores locais, especialmente os alheios aos campos político e econômico, lutas por reconhecimento, esforços para transformar a invisibilização em empoderamento e garantir os direitos que lhes são assegurados pelos ordenamentos jurídicos nacional e internacional, cuja concretização histórica está regularmente ameaçada por dinâmicas internas e externas ao universo da produção, interpretação e aplicação do direito pelos organismos estatais.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1457
ISBN: 978-65-5889-102-4
Aparece nas coleções:ICS - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIVRO_DireitosAmbientaisConflitos.pdf4,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons