Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1458
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1SILVA, Paula Renatha Nunes da-
dc.date.accessioned2024-03-06T19:37:59Z-
dc.date.available2024-03-06T19:37:59Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationALVES, Ana Eduarda Oliveira . Estrutura de comunicação digital para estudantes de engenharia no interior da Amazônia. Orientador: Paula Renatha Nunes da Silva. 2022. 64 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência e Tecnologia) - Instituto de Engenharia e Geociências, Universidade Federal do Oeste do Pará, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1458pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1458-
dc.description.abstractWhen World Health Organization (WHO) declared the COVID-19 outbreak a pandemic, drastic measures were taken worldwide in order to prevent the spreading of the virus. Thus, Brazil was forced to adopt social distancing measures as most of World’s countries. Such a course of action included the suspension of “in-person” higher education classes which were replaced instead by teaching mediated by digital tools. Therefore, transition to distance learning called for the implementation of technological and educational instruments in order for students and professors to adapt to remote teaching. Consequently, the great majority of Brazilian learning institutions were urged into developing communication structures that would facilitate the academic-administrative management of undergraduate courses. This work proposes a communication structure based on digital tools to reduce distance between students and university. In particular, the foundations of digital transformation and their applications to university management were investigated. Then, digital tools were employed to maintain education-related communication media as well as to manage regular events held by faculty boards. The project focused on three main objectives: (i) informative communication performed by means of a popular social media (Instagram), (ii) website development, (iii) organization of the IV Science and Technology Week. Metrics and results generated by this communication structure are presented. Finally, overall results concerning the different stages of the project are discussed.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectComunicação - Ensinopt_BR
dc.subjectMarketing digitalpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectTransformação digitalpt_BR
dc.titleEstrutura de comunicação digital para estudantes de engenharia no interior da Amazôniapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7375432758500813pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2616304218658732pt_BR
dc.description.resumoCom a caracterização da COVID-19 como uma pandemia, foram tomadas medidas preventivas para desacelerar o avanço do vírus causador da doença. Por conta disso, o Brasil precisou adotar medidas de distanciamento social, incluindo a suspensão das aulas presencias, sendo estas substituídas por aulas mediadas por ferramentas digitais. Contudo, para esta mudança foi necessária a adaptação de discentes e docentes ao ensino remoto, por meio de ações educacionais e tecnológicas empreendidas por diversas IES. Neste tocante, foi necessária em muitas instituições desenvolver uma estrutura de comunicação que auxiliasse os cursos de graduação a fazer sua gestão acadêmico-administrativa considerando o distanciamento social. Portanto, o objetivo deste trabalho é mostrar uma estrutura de comunicação por meios digitais que mantenha discentes mais próximos da universidade. Para tanto, foi realizada uma fundamentação teórica a respeito da transformação digital e como esta pode ser aplicada a universidade. Em seguida, foram utilizadas ferramentas para a implementação, gestão e manutenção de todos os meios de comunicação e eventos regulares conduzidos pelas coordenações de curso. Posteriormente, são apresentadas as métricas e resultados gerados pelo desenvolvimento desta estrutura de comunicação. Com foco em três objetivos principais do projeto: em comunicação informativa (Instagram), desenvolvimento de website e a IV Semana de Ciência e Tecnologia. Na conclusão são apresentados resultados alcançados pelo projeto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programNot applicablept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.creatorALVES, Ana Eduarda Oliveira-
dc.publisher.departmentInstituto de Engenharia e Geociênciaspt_BR
Aparece nas coleções:IEG - TCC - Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EstruturaDeComunicaçãoDigital.pdf2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.