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Título: A gestão ambiental e o processo produtivo no antropoceno: a educação ambiental como ecoinovação
metadata.dc.creator: FRANCO, Josiane Ribeiro
Palavras-chave: Sujeito ecológico;Gerenciamento ecológico;Mudança cultural
Data do documento: 7-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: FRANCO, Josiane Ribeiro. A gestão ambiental e o processo produtivo no antropoceno: a educação ambiental como ecoinovação. Orientador: Antônio do Socorro F. Pinheiro. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências e Tecnologia das Águas) - Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1483
Abstract: Responsibility combined with environmental awareness is necessary as a preventive attitude to the use of the planet's natural resources. The need for a new profile for human action involves environmental education. Having an environmental education is something that every human being must have access to in order to internalize within himself the perception of not being merely a user of natural resources, but being aware that he is also part of the environment in which he lives. That the lack of knowledge makes us accelerate the extinction of our own species to the point of configuring a new geological era – the Anthropocene – which began with the Industrial Revolution, a demographic, economic and technological acceleration that took place between 1940 and 2000. The search for Priority carried out on the practices and procedures aimed at the application of Environmental Education as an instrument of Environmental Management leads us to conclude that in the context of ecological management, environmental education can be framed as an eco-innovation. Our objective in this work is to contextualize and demonstrate that environmental education, in its practical application, has the technological maturity to fit in as an eco-innovation, framed in the range of TRL4 to TRL9. Considering that its basic principles have already been studied and it is being applied in practice for discoveries. That is, it reinforces the contextualization and identification of Environmental Education, within the scope of the production process, and the gains it brings to environmental management in the company as an instrument that improves the structure and organization of the company at different levels of the hierarchy scale.
Resumo: A responsabilidade aliada à consciência ambiental se faz necessária como uma atitude preventiva ao uso dos recursos naturais do planeta. A necessidade de um novo perfil para a atuação humana envolve a educação ambiental. Ter uma educação ambiental é algo que todo ser humano deve ter acesso para internalizar dentro de si a percepção de não ser meramente usuário dos recursos naturais, mas que tenha consciência que também faz parte do meio em que vive. Que a falta de conhecimento nos faz acelerar a extinção da nossa própria espécie ao ponto de configurarmos uma nova era geológica – o Antropoceno – que teve início com a Revolução Industrial, uma aceleração demográfica, econômica e tecnológica ocorrida entre 1940 e 2000. A busca de anterioridade realizada acerca das práticas e procedimentos voltados para a aplicação da Educação Ambiental como instrumento da Gestão Ambiental nos leva a concluir que no âmbito do gerenciamento ecológico, a educação ambiental pode ser enquadrada como uma ecoinovação. Nosso objetivo neste trabalho é contextualizar e demonstrar que a Educação ambiental, em sua aplicação prática possui maturidade tecnológica para se enquadrar como uma ecoinovação, enquadrada na faixa de TRL4 a TRL9. Tendo em vista que seus princípios básicos já foram estudados e encontra-se sendo aplicada na prática para as descobertas. Ou seja, reforça a contextualização e a identificação da Educação Ambiental, no âmbito do processo produtivo, e os ganhos que ela traz para a gestão ambiental na empresa como um instrumento que melhora a estrutura e a organização da empresa em diferentes níveis da escala de hierarquia.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1483
Aparece nas coleções:ICTA - TCC - Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia das Águas

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