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Título: Análise comparativa do desgaste tribológico da liga Al 7075 e ligas ferrosas de baixo e médio carbono
metadata.dc.creator: SANTOS, Ernélison Angly da Silva
ALENCAR, Janiclei Torres
Palavras-chave: Ligas metálicas;Tribologia
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SANTOS, Ernélison Angly da Silva; ALENCAR, Janiclei Torres. Análise comparativa do desgaste tribológico da liga Al7075 e ligas ferrosas de baixo e médio carbono. Orientador: Kleber Agustin Sabat da Cruz. 2016. 67 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Instituto de Engenharia e Geociências, Universidade Federal do Oeste do Pará, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1519. Acesso em: .
Abstract: The main objective of this study is to analyze a comparative research about the tribological behavior of Al7075, AISI 1020 and AISI 1045 steels during the ball crater abrasion wear test without the presence of lubricants (abrasive slurry). The tests were performed for each alloy with a load equal to 1.4N, during 5, 10, 15 and 20 minutes and the rotation used was equal to 230 rpm. Scanning electron microcopy and optical microscopy were used to characterize the worn samples. The wear resistance was measured by calculating the worn volume (V), with the basis on the diameter of the crater produced by the rotating sphere. (Colaço, 2001). According to the results, the alloy Al7075 presented the lower wear resistance and the AISI 1020 and AISI 1045 steels obtained a similar wear behavior, probably due to the presence of carbon, which makes the hardness increase. However, when the sliding distance is about 276 m, the wear resistance of AISI 1045 steel falls indicating that AISI 1045 may present lower wear resistance for longer sliding distances
Resumo: Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise comparativa sobre o comportamento tribologico das ligas Al 7075, Aço AISI 1020 e Aço AISI 1045, quando submetidos a ensaio de desgaste de microabrasão (ball cratering) sem o uso de lubrificante. Foram realizados testes para cada liga estudada, utilizando uma carga de 1,4 N, nos tempos de 5, 10, 15 e 20 min e rotação de 230 rpm. Para análise da superfície desgastada foram utilizadas caracterizações das amostras em microscopia ótica e de varredura. A resistência ao desgaste foi mensurada através do parâmetro ―V‖, o qual indica o volume da calota impressa pela esfera do ensaio com base no diâmetro da mesma (Colaço, 2001). De acordo com os resultados obtidos, a liga Al7075 apresentou uma inferioridade significativa concernente à resistência ao desgaste, enquanto que os aços 1045 e 1020 apresentaram resistências quase que equivalentes com uma leve vantagem para o aço 1045. Esse comportamento deve-se a presença de uma concentração maior de carbono aumentando a dureza. Mas no teste realizado para o último tempo (20 min) houve uma queda na resistência do aço 1045, indicando que o aço AISI 1045 pode apresentar uma redução na resistência ao desgaste para elevadas distâncias de deslizamento.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1519
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