Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1530
Título: Dimensionamento de um túnel vento subsônico soprador de circuito aberto
metadata.dc.creator: SOUSA, Jean Pinheiro de
GAMBÔA, Paulo Henrique Castro
Palavras-chave: Mecânica dos fluidos;Túnel de vento
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SOUSA, Jean Pinheiro de; GAMBÔA, Paulo Henrique Castro. Dimensionamento de um túnel vento subsônico soprador de circuito aberto. Orientador: Vicente Moreira Rodrigues. 2017. 89 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Instituto de Engenharia e Geociências, Universidade Federal do Oeste do Pará, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1530. Acesso em: .
Resumo: Com o objetivo de desenvolver um equipamento para análise de escoamentos sobre corpos que auxilie nas aulas de Mecânica dos Fluidos e também em pesquisas voltadas a essa área, foi dimensionado um túnel de vento subsônico soprador de circuito aberto para fins acadêmicos. O dimensionamento do túnel de vento foi elaborado com base em alguns requisitos de projeto: velocidade de máxima de 30 m/s e o comprimento máximo de 30 centímetros dos modelos a serem analisados na seção de testes. Posterior ao dimensionamento dos componentes, as perdas de cargas são calculadas em cada componente, haja vista que essa informação é necessária para a escolha correta do ventilador. Assim, com base na perda de carga total no túnel de vento e a vazão máxima requerida da seção de teste, foi escolhido o modelo de ventilador adequado ao túnel de vento, utilizando o software VORTEX. Por fim, são especificados os procedimentos de montagem do túnel e elementos internos como colmeia e telas, e também é feita uma estimativa do custo total de fabricação do túnel de vento soprador, com valores obtidos na cidade de Santarém, Pará.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1530
Aparece nas coleções:IEG - TCC - Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_DimensionamentoTunelVento.pdf2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons