Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1538
Título: Desenvolvimento de uma interface gráfica via app designer para calibração de um sensor tcs230 microcontrolado por arduino
metadata.dc.creator: BARRETO, Josiele Lima
Palavras-chave: Automação;Sensores;Sensor de cor
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: BARRETO, Josiele Lima. Desenvolvimento de uma interface gráfica via app designer para calibração de um sensor tcs230 microcontrolado por arduino. Orientador: Gilson Fernandes Braga Junior. 2023. 60 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Instituto de Engenharia e Geociências, Universidade Federal do Oeste do Pará, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1538. Acesso em: .
Abstract: Calibration is essential for the operation of a sensor, since it is a very sensitive component and can suffer influences from a certain type of process where it is inserted. The present work aims to develop a desktop application to assist in the calibration of the TCS230 color sensor, using MATLAB® software from the App Designer tool, applied to a prototype of a color separator machine with data reception through an Arduino board. Three different tests were carried out, involving the use and non-use of the application, as well as the difference in the aspects of ambient light where the prototype was located. As a result, a user manual was prepared and through a calibration button, frequency ranges of maximum and minimum values were obtained allowing the calibration process to be quick and effective. Therefore, the work showed that the platform is efficient and can be used in several applications that have as main focus to perform color identification through a TCS230 type sensor.
Resumo: A calibração é fundamental para o funcionamento de um sensor, tendo em vista que é um componente bastante sensível e pode sofrer influências de um determinado tipo de processo onde está inserido. O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um aplicativo desktop para auxiliar na calibração do sensor de cor TCS230, através do uso do software MATLAB® a partir da ferramenta App Designer, aplicado a um protótipo de uma máquina separadora de peças por cor com recebimento de dados através de uma placa Arduino. Foram realizados três testes diferentes, que envolviam o uso e o não uso do aplicativo, assim como a diferença dos aspectos de luz ambiente onde se encontrava o protótipo. Como resultado, foi elaborado um manual do usuário e através de um botão de calibração, foram obtidos intervalos de frequência de valores máximos e mínimos permitindo que o processo de calibração seja de forma rápida e eficaz. Portanto, o trabalho mostrou que a plataforma é eficiente e pode ser utilizado em diversas aplicações que tenham como foco principal realizar a identificação de cores por meio de um sensor do tipo TCS230.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1538
Aparece nas coleções:IEG - TCC - Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_DesenvolvimentoInterfaceGrafica.pdf1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons