Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1546
Título: Estudo do escoamento sobre vertedouros com degraus de declividade 16º empregando o código numérico dualsphysics
metadata.dc.creator: CARVALHO, Naim Jessé dos Santos
Palavras-chave: Vertedouro com degraus;Dinâmica dos fluidos
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: CARVALHO, Naim Jessé dos Santos. Estudo do escoamento sobre vertedouros com degraus de declividade 16º empregando o código numérico dualsphysics. Orientador: Josecley Fialho Góes. 2017. 11 p. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Instituto de Engenharia e Geociências, Universidade Federal do Oeste do Pará, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1546. Acesso em: .
Resumo: Conhecidos pela humanidade desde a antiguidade, vertedouros encontram sua maior utilizacao na dissipacao da energia carregada pela agua em represas. As diversas geometrias disponıveis possuem caracterısticas unicas, sendo necessarios testes para a definicao da opcao que melhor se adequada as necessidades do projeto. A modelagem computacional do problema e solucoes numericas mostram-se como alternativas a modelos e prototipos na busca pela melhor configuracao para um dado projeto.O presente trabalho emprega o metodo Smoothed Particle Hydrodynamics, utilizado atraves do codigo numerico DualSPHysics, no estudo dos perfis de velocidade em um modelo bidimensional de um vertedouro com degraus de declividade 16 graus, atraves da simulacao numerica com geometrias ja utilizadas em modelos experimentais presentes na literatura. O codigo mostrou-se capaz de captar os perfis de velocidade em conformidade com a equacao da lei de potencia que descreve o escoamento, alem de permitir a observacao da recirculacao sobre degraus, demonstrando a viabilidade do uso do metodo para o problema apresentado.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1546
Aparece nas coleções:IEG - TCC - Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EstudoEscoamentoVertedouros.pdf639,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons