Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1556
Title: Proposta de bancada didática para ensino de acionamento de motores de passo
metadata.dc.creator: DUARTE, Wanderson Gomes
Keywords: Motores de Passo;Controle;Acionamento;Bancada didática
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citation: DUARTE, Wanderson Gomes. Proposta de bancada didática para ensino de acionamento de motores de passo. Orientador: Marcel Antonionni de Andrade Romano. 2016. 12 f. Artigo (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1556
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho aborda o desenvolvimento de um protótipo de plataforma didática para dar suporte ao ensino em áreas como Sistemas de Controle, Eletrônica, Acionamentos Elétricos e Microprocessadores e Microcontroladores mediante o uso de motores de passo. A referida plataforma será operada por meio de uma interface serial que permita ao discente controlar o posicionamento do motor de passo, imprimindo curvas de velocidade e aceleração, com o devido acompanhamento do resultado obtido, bem como possibilitando a reprogramação do firmware de controle para possíveis melhorias. Para execução desse trabalho, optou-se pelo uso de um microcontrolador da família PIC para implementar a lógica de controle e os CI’s L297 e a ponte L298 para a parte de acionamento. Também está prevista a medição da posição obtida por meio de um encoder rotativo. Esse protótipo está vinculado a um trabalho de conclusão de curso do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BI C&T) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1556
Appears in Collections:IEG - TCC - Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_PropostaDeBancadaDidatica.pdf733,52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.