Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1557
Title: Utilização de redes neurais feedforward e layerrecurrent na busca do ponto de máxima potência de sistemas fotovoltaicos
metadata.dc.creator: MITSUYA, Max Tatsuhiko
Keywords: Sistema fotovoltáicos;Redes neurais;Energia elétrica
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citation: MITSUYA, Max Tatsuhiko. Utilização de redes neurais feedforward e layerrecurrent na busca do ponto de máxima potência de sistemas fotovoltaicos. Orientador: Anderson Alvarenga de Moura Meneses. 2017. 11 p. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Instituto de Engenharia e Geociências, Universidade Federal do Oeste do Pará, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1557. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: Sistemas fotovoltaicos consistem na geração de energia elétrica a partir da incidência de luz solar, de acordo com o efeito fotoelétrico, sua capacidade de operação normalmente é regida pelo algoritmo implementado no controlador de carga. Neste trabalho, propõe-se a utilização de redes neurais artificiais de duas topologias diferentes como método de Busca do Ponto de Máxima Potência (MPPT). As topologia implementadas foram: feddeforward e layer-recurrent. Todos os modelos, desenvolvimento das redes neurais, treinamentos e validações e simulações foram realizados com software Matlab (R2013A) e Simulink (versão 7). Os resultados mostraram que a utilização de ambas topologias de redes neurais apresentam boa resposta as variações de irradiação e temperatura bem como alcançaram valor de potência máxima próxima do valor apresentado pelo fabricante.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1557
Appears in Collections:IEG - TCC - Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_UtilizacaoRedesNurais.pdf5,99 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons