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Título: Reboo: uma plataforma de design thinking para criação e proteção por direito autoral de cursos de educação profissional e tecnológica
metadata.dc.creator: SILVA, Marcelo Meireles
Palavras-chave: Design Thinking;Direito Autoral;Educação Profissional e Tecnológica
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SILVA, Marcelo Meireles. Reboo: uma plataforma de design thinking para criação e proteção por direito autoral de cursos de educação profissional e tecnológica. Orientador(a): Carla Marina Costa Paxiúba. 2023. 100 p. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Engenharia e Geociências, Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Propriedade Intelectual - PROFNIT, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1558. Acesso em: .
Abstract: Professional and Technological Education (EPT) refers to a set of courses and teaching programs aimed at training qualified professionals in specific areas, aiming to meet the demands of the job market. The main objective of this study was to develop a platform on the Design Thinking approach, aiming at innovation in the development process of these types of courses and guidance on the protection of these works through Copyright. The work consisted of a descriptive and exploratory study, with a qualitative approach, using multiple case studies as theoretical and methodological support. The methodological procedures used included a bibliographic review, intensive participant and direct observations, semi-structured interviews and a self administered questionnaire as data collection instruments. The results analyzed comprehensively indicated that the study sought to provide benefits to society, by addressing issues that supported the reorientation of the process of developing educational products, highlighting the importance of alternative approaches in the creation of Technological and Professional Education courses and the protection of these works through copyright. The hybrid approach adopted, valuing innovation and copyright protection, contributed to the training of qualified professionals and the advancement of educational practices in the area of Professional and Technological Education. Research participants demonstrated an appropriate understanding of the product, highlighting the importance of different views and perceptions in achieving the success of the experience. During the work, the technical/technological product was demonstrated as an effective and promising alternative compared to traditional methods. However, it is important to recognize that the stages of the technical/technological product process require significant time, resources and effort to make the most of the potential offered. Based on the results obtained, this work contributed to improving the quality of Technological and Professional Education, seeking to guarantee the originality and protection of the educational materials developed, thus avoiding Intellectual Property violations.
Resumo: A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) refere-se a um conjunto de cursos e programas de ensino voltados para a formação de profissionais qualificados em áreas específicas, visando atender às demandas do mercado de trabalho. O objetivo principal desse estudo foi elaborar uma plataforma sobre a abordagem Design Thinking, visando a inovação no processo de desenvolvimento destes tipos de cursos e a orientação sobre a proteção dessas obras por meio do Direito Autoral. O trabalho consistiu em um estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, usando-se como suporte teórico metodológico estudo de casos múltiplos. Os procedimentos metodológicos utilizados incluíram revisão bibliográfica, observações participante e direta intensiva, entrevistas semi-estruturadas e questionário autoaplicável como instrumentos de coleta de dados. Os resultados analisados de forma abrangente indicaram que o estudo buscou proporcionar benefícios à sociedade, ao abordar questões que subsidiaram a reorientação do processo de elaboração de produtos educacionais, destacando a importância de abordagens alternativas na criação de cursos de Educação Tecnológica e Profissional e o resguardo destas obras por meio do direito autoral. A abordagem híbrida adotada, valorizando a inovação e a proteção dos direitos autorais, colaborou para a formação de profissionais qualificados e para o avanço das práticas educacionais na área da Educação Profissional e Tecnológica. Os participantes da pesquisa demonstraram um entendimento apropriado do produto, destacando a importância das diferentes visões e percepções na obtenção do sucesso da experiência. Durante o trabalho o produto técnico/tecnológico foi demonstrado como uma alternativa eficaz e promissora em comparação aos métodos tradicionais. No entanto, é importante reconhecer que as etapas do processo do produto técnico/tecnológico requerem tempo, recursos e esforço significativos para aproveitar ao máximo as potencialidades oferecidas. Com base nos resultados obtidos, este trabalho contribuiu para aprimorar a qualidade da Educação Tecnológica e Profissional, buscando garantir a originalidade e a proteção dos materiais educacionais desenvolvidos, evitando, assim, violações de Propriedade Intelectual.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1558
Aparece nas coleções:Dissertações em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Mestrado Profissional)

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