Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1562
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1PAXIÚBA, Carla Marina Costa-
dc.date.accessioned2024-03-22T02:23:06Z-
dc.date.available2024-03-22T02:23:06Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCALDEIRA, Luziana Pereira. Tecnologias assistivas como ferramentas de inclusão educacional: um estudo prospectivo de tecnologias protegidas. Orientador(a): Carla Marina Costa Paxiúba. 2023. 175 p. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Engenharia e Geociências, Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Propriedade Intelectual - PROFNIT, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1562. Acesso em: .pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1562-
dc.description.abstractHearing and visual impairments hinder the ability to perform daily tasks, and it is necessary to identify alternative ways for people with disabilities to carry out their activities independently. Assistive Technology, as an interdisciplinary area of knowledge, offers resources and services, and makes the paradigm of social inclusion possible. This study conducted a prospective study through patents, scientific publications, records, search sites to identify educational assistive technologies for students with hearing and visual impairments. This research also mapped assistive technologies that are being used by federal higher education institutions, which are focal points of PROFNIT. The results of this study indicate that Ifes contribute to the production of Assistive Technology in the national scenario, being the largest depositors, but that the government needs to invest more in promoting Assistive Technology for people with hearing and visual impairments. It is concluded that all the mapped Ifes have an accessibility center and have Assistive Technology to assist students with hearing and visual impairments in undergraduate courses.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourcePDFpt_BR
dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
dc.subjectDeficiência Visualpt_BR
dc.subjectDeficiência Auditivapt_BR
dc.titleTecnologias assistivas como ferramentas de inclusão educacional: um estudo prospectivo de tecnologias protegidaspt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4922591198794853pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4567960128428255pt_BR
dc.description.resumoAs deficiências auditivas e visuais acarretam prejuízos da aptidão para o exercício de tarefas do dia-a-dia, sendo necessário identificar formas alternativas para as pessoas com deficiência realizarem suas atividades com autonomia. A Tecnologia Assistiva (TA), como uma área de conhecimento interdisciplinar, dispõe de recursos e serviços, e torna possível o paradigma da inclusão social. Este trabalho realizou um estudo prospectivo por meio de patentes, publicações científicas, registros, sites de busca para identificar tecnologias assistivas educacionais para estudantes com deficiências auditivas e visuais. Esta pesquisa também mapeou tecnologias assistivas que estão sendo usadas por instituições federais de ensino superior (Ifes), que são pontos focais do PROFNIT. Os resultados deste estudo apontam que as Ifes contribuem com a produção de TA no cenário nacional, sendo as maiores depositantes, e que o poder público precisa investir mais no fomento de TA para pessoas com deficiência auditiva e visual. Conclui-se que todas as Ifes mapeadas possuem núcleo de acessibilidade, e dispõem de TA para auxiliar os alunos com deficiência auditiva e visual nos cursos de graduação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.creatorCALDEIRA, Luziana Pereira-
dc.publisher.departmentInstituto de Engenharia e Geociênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_TecnologiasAssistivasFerramentas.pdf14,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons