Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1564
Título: Drenagem urbana: uma análise de dados sobre a cidade de Santarém, no Estado do Pará
metadata.dc.creator: PANTOJA, Andréa dos Santos
Palavras-chave: Água pluviais;Saneamento
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: PANTOJA, Andréa dos Santos. Drenagem urbana: uma análise de dados sobre a cidade de Santarém, no Estado do Pará. Orientador: Elton Raniere da Silva Moura. 2023. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar de Ciências e Tecnologias das Águas) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas, Bacharelado Interdisciplinar de Ciências e Tecnologias das Águas, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1564. Acesso em: .
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a série histórica de dados do SNIS da cidade de Santarém, no estado do Pará, verificando elementos relativos à infraestrutura de drenagem e manejo de águas pluviais. Pouca infraestrutura de drenagem e manejo de águas pluviais, com alguns melhoramentos nas ruas, mas falta de poços de visita. Menos bocas de lobo simples em 2021 comparado a 2017 e 2018 e ausência de soluções naturais de drenagem e corpos d'água. Houve aumento do número de ruas com pavimento e meio-fio e maior reservação de águas pluviais em 2018, entretanto, a deficiência de obras e investimentos prejudicam a infraestrutura da cidade uma vez que, o manejo de águas pluviais deve ser priorizado para o bem-estar da população e desenvolvimento urbano.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1564
Aparece nas coleções:ICTA - TCC - Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia das Águas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_DrenagemUrbanaAnalise.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons