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Título: Práxis de educação ambiental: o caso de uma escola em área de palafitas, no município de Afuá, Pará - Brasil
metadata.dc.creator: ATAÍDE, Andra Lúcia Chaves
Palavras-chave: Educação Ambiental;Práxis Educativa;Políticas Públicas;Escola em Palafitas
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: ATAÍDE, Andra Lúcia Chaves. Práxis de educação ambiental: o caso de uma escola em área de palafitas, no município de Afuá, Pará - Brasil. Orientador(a): Maria Mirtes Cortinhas dos Santos. 2022. 202 p. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural, Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1576. Acesso em: .
Abstract: The practice of environmental education (EE) at school is fundamental nowadays, for the construction of a school community that is fairer and more aware of issues related to problems triggered in the environment, and also have a perception of the importance of its performance in this environment; being able to carry out a contextualized reading in the global, regional scope and with its daily reality, in the high formation of critical participants. The main objective of the study was to analyze the practice of EE in a school in the municipality of Afuá (PA). For the development of the research, the qualitative/quantitative approach was based on the methodology, with the inductive method. The data for analysis were collected through official documents and online subjective forms applied to 04 technicians from SEMED/Afuá, 03 representatives of the technical school manager, vice-principal, pedagogical coordinator and 08 elementary school teachers from a school in the municipality of Afuá, located in the Marajó Region, state of Pará. The results of the research were: the critical systematization of public policy instruments at Federal, State and Municipal levels that subsidize EE praxis at school; the school's pedagogical practices reveal that EE primarily focuses on socio-environmental and cultural aspects of the reality in which it is inserted “area of stilt houses”; the interdisciplinary EE activities occur associated with the dates alluding to the day of the environment, among others. It is important for SEMED/Afuá-PA to implement EE with greater intensity, linked to the interdisciplinary process in Elementary Schools in the urban area, encouraged through actions/projects and/or recreational educational activities correlated with environmental themes and their development for improvement of the environment.
Resumo: A práxis de educação ambiental (EA) na escola é fundamental na contemporaneidade, para a construção de uma comunidade escolar mais justa e sensibilizada com as questões relativas aos problemas desencadeados no meio ambiente, e também tenham percepção da importância de sua atuação a este meio; sendo capaz de efetuar uma leitura contextualizada no âmbito global, regional e com sua realidade cotidiana, na elevada formação de participantes críticos. O estudo teve como objetivo principal analisar a práxis da EA em uma escola do município de Afuá (PA). Para o desenvolvimento da pesquisa teve embasamento metodológico a abordagem quali/quantitativa, com o método indutivo. Os dados para análise foram coletados por meio de documentos oficiais e formulários subjetivos online aplicados a 04 técnicos (as) da SEMED/Afuá, 03 representantes do corpo técnico escolar gestor (a), vice-diretor (a), coordenador (a) pedagógico e 08 professores (as) do ensino fundamental de uma escola do município Afuá, localizado na Região do Marajó, estado do Pará. Os resultados da pesquisa foram: a sistematização crítica dos instrumentos de políticas públicas nas instâncias Federal, Estadual e Municipal que subsidiam a práxis de EA na escola; as práticas pedagógicas da escola revelam que a EA prioritariamente enfoca aspectos socioambientais e culturais da realidade em que está inserida “área de palafitas”; as atividades de EA interdisciplinares o correm associadas às datas alusivas ao dia do meio ambiente, dentre outras. É importante uma operacionalização com maior intensidade da EA pela SEMED/Afuá-PA, vinculada ao processo interdisciplinar nas escolas de Ensino Fundamental da zona urbana, incentivadas por meio de ações/projetos e/ou atividades educativas lúdicas correlacionadas as temáticas ambientais e seu desenvolvimento para melhoria do meio ambiente.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1576
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